sábado, 11 de abril de 2015


NA CIDADE DOS MORTOS
Argumento: Mauro Boselli
Roteiro: Mauro Boselli
Desenhos: Nicola Genzianella
Capa: Enea Riboldi

Em um dos muitos lixões do Cairo, um menino, depois de ser interpelado por uma anciã, cai em estado catatônico, acordando somente para falar frases sem sentido. Os familiares, preocupados pedem a Mulawa para ajudá-los.
O ancião cego, acompanhado de Harlan, começa a busca por pistas, entrando por instantes na mente do pequeno Habil e de lá volta a nítida visão da face de Zafirah, uma potente cortesã do Sultão Qait-Bay que, depois de ter um caso com um bruxo de nome Mandhur, foi amaldiçoada.
A cortesã, para se livrar da maldição, procurou transferir uma misteriosa doença para o emissário da República de Veneza, então aliada do Egito contra as invasões otomanas, de nome Abel, e, que Habil representa uma reencarnação.
Para salvar o menino, Mulawa, junto com Dampyr e seu neto Khaled, fazem uma viagem a Alam-al-Mithal, uma espécie de mundo paralelo governado por Mandhur, senhor dos sonhos e dos ratos.

Esta história, assinada por Mauro Boselli, se move em diversos planos englobando presente e passado, mundo real e mundo dos sonhos, e, o leitor se vê em uma versão macabra das "Mil e uma noites", encontrando então uma cidade pobre, em que as pessoas são obrigadas a ocupar tumbas e mausoléus para ter um teto sobre a cabeça.
Nesta aventura Harlan Draka age ativamente sozinho até o fim, para o restante é dado grande espaço aos personagens coadjuvantes sem apontar categorias para os mesmos, do tipo os "mocinhos" e os "vilões".
Nicola Genzianella ilustra a cortesã Zafirah, generosa nas formas  de comportamento sedutor, digna protagonista dos sonhos (e dos pesadelos) de qualquer homem. Grande atenção foi dada sobretudo às ambientações, antigas e contemporâneas, fruto de uma meticulosa documentação unida a grande habilidade no uso do claro/escuro.
Aproveitamos a oportunidade para dar parabéns ao desenhista pelo seu novo quadrinho "The Noise" realizado junto com o promissor escritor de horror italiano, Pietro Gandolfi.


Matéria publicada originariamente no blog: ilcatafalco.blogspot.it

Nenhum comentário: