domingo, 21 de julho de 2013


O RETORNO DE LUCA ROSSI 
Depois do sucesso no exterior, o desenhista de Verona aporta novamente nas páginas de Dampyr, ilustrando uma aventura de se "degustar" à luz da lua...

A edição 161 de Dampyr, nas bancas italianas em 3 de agosto, traz de volta um dos traços preferidos pelos leitores do caçador de vampiros bonelliano: aqueles de Luca Rossi. Depois de uma longa e bem sucedida passagem por "House of Mistery" - coleção da linha Vertigo, editada pela DC Comics - e uma passada rápida no nono Dylan Dog Color Fest. p desenhista novamente faz dupla com Mauro Boselli em uma história de atmosfera carrregada, movimentada pela presença de lobisomens. Os homens-lobos são mais assustadores, desenhados magistralmente pelos pincéis de Rossi. Encontramos o desenhista para um papo, que nos levou a conhecer mais sobre o trabalho dele em "Mal provocado pela lua"...

Como foi seu retorno às páginas de Dampyr? Quanto é diferente um argumento bonelliano (melhor dizendo, "boselliano"!) em comparação com os que encontrou no mercado dos Estados Unidos?
Depois da experiência americana, tinha vontade de retornar ao gênero puramente horror. Me encontrar com velhos personagens fazer uma nova aventura de Dampyr foi decididamente estimulante. Sinceramente, não encontrei grandes diferenças, talvez por que tive a sorte de trabalhar com autores muito detalhistas e que construíram histórias adaptadas para meu tipo de desenho. A diversidade pode ser encontrada principalmente na narrativa: os argumentos USA eram pensados para 22 páginas mensais e então a estrutura narrativa era muito rápida, com tempo de trabalho muito curto. Em Dampyr seguramente os tempos são mais dilatados, com ritmo de trabalho que permite que você demore mais sobre os desenhos e se preocupe com os detalhes.

As criaturas monstruosas são uma das suas especialidades: Sobre quais características dos monstros você gosta de apostar, para torná-los particularmente aterrorizantes? 
Os meus monstros não são muito "reais". Procuro sempre transmitir o medo através de sorrisos deformados, olhos desproporcionais, corpos em posições irreais, elementos que possam criar a sensação de desordem, mais que o próprio terror. O efeito que eu quero passar é um tipo de percepção distorcida do desenho, amplificado pelo contraste do claro/escuro.

Se divertiu com os lobisomens de "Mal provocado pela lua", então? Em que modelo dessas criaturas lendárias tomou como modelo, para chegar a sua versão? 
Me diverti muito! O lobisomem é uma criatura que sempre me fascinou e que desejava realizar nas páginas de Dampyr. Para encontrar inspiração observei as ilustrações do grande Bernie Whightson e revi filmes como: "O Homem Lobo", "Um Lobisomem Americano em Londres", "Bad Moom", "Na Companhia dos Lobos". O resultado não me parece mal... julguem vocês!

E agora? O que te espera? 
No momento estou trabalhando em um história de Tex... um Tex mais escuro que o habitual. Em seguida... vou ter que pensar nas mudanças: um dos trabalhos mais duros que existem, para homem ou desenhista que seja!


                                                                  Entrevista de responsabilidade de Luca Del Savio 

Matéria publicada originariamente no site: www.sergiobonellieditore.it

Nenhum comentário: