quinta-feira, 11 de julho de 2013



Comentário do Blog italiano para Dampyr 152.

RETORNO A SHEFFIELD
Argumento e Roteiro: Mauro Boselli
Desenhos: Fabio Bartolini
Capa: Enea Riboldi 

O número 152 de Dampyr mostra a conclusão da história ligada à falecida Lisa/Ljuba, com a revelação do porque Jeff Carter disparou contra ela.
A detetive Ann Spade está correndo num parque de Sheffield, quando um grupo de criminosos tentam agredí-la, como policial ela sabe se defender muito bem, mas a intervenção de Jeff Carter será determinante para salvar-lhe a vida.

Ann é a detetive encarregada de encontrar Jeff Carter mas, os dois se apaixonam, agora, ela se sente impedida de prendê-lo. Jeff retornou a Sheffield, sua cidade natal e onde viveu (antes de se tornar num serial killer justiceiro) com o nome de Samuel Eardley, mas está ciente de que a polícia de todo o mundo o está caçando e os momentos fugazes de felicidade, aliás momentos secretos com Ann, serão os últimos.
Nos rastro de Jeff Carter também está Harlan Draka, sedento de vingar Lisa e por fim nos pesadelos que tanto o atormentam.
Enquanto isso em Praga, Nikolaus e seus amigos spocks estão à procura de uma menina loira, avistada perto da livraria de Harlan; se trata de Ljuba, o alter ego de Lisa, que poderá finalmente viver livre da maldição de Thorke.
Em Sheffield pouco antes de ser atingido por uma bala da polícia, Jeff Carter revelará a Dampyr o que Lisa lhe contou, o levou a tomar a trágica decisão.

Mauro Boselli conseguiu, com estas edições relacionadas ao assunto Lisa, manter-nos presos à leitura, para conseguirmos as revelações, e também conseguiu surpreender a todos com um final inesperado e comovente.
As páginas de Bartolini são práticas, o que às vezes podem dificultar a cena, mas em contrapartida são agradáveis por demais aos leitores. Muito interessante às ambientações em Praga e muito simpática a anciã (spock) à procura de Ljuba. Particularmente interessante é que foi o próprio Bartolini quem deu "a face" a Jeff Carter (por indicação de Boselli fez a face de Jeff, semelhante a do ator Hugh Grant) e, agora coube ao próprio Bartolini, desenhar sua morte.

Nenhum comentário: