sábado, 27 de julho de 2013


Comentário do Blog Italiano "Il Catafalco" para Maxidampyr 4:


MAXIDAMPYR 4/2012
OPERAÇÃO VIPER / GRITO DAS PROFUNDEZAS / A ESSÊNCIA DA LOUCURA
Argumento e Roteiro: Diego Cajelli
Desenhos: Marco Santucci / Giuliano Piccininno / Alessandro Baggi
Capa: Enea Riboldi

OPERAÇÃO VIPER: Harlan e Kurjak embarcam para uma missão de socorro no Caribe; devem trazer a salvo um grupo de ecologistas, que estão conduzindo um experimento na Ilha de Cayo Estrelita, em dificuldades por causa de um furacão. As vítimas desconhecem fazer parte de um experimento financiado pela Temsek, a bordo do cargueiro de resgate começam a se transformar em criaturas monstruosas que, junto a borrasca em fúria, darão trabalho aos nossos heróis.

GRITO DAS PROFUNDEZAS: Se passaram muitos anos da migração dos puritanos para a costa leste dos Estados Unidos; mas os tesouros que ficaram no fundo do mar ainda são fonte de grande interesse. Nas costas do Maine, está em curso a recuperação do Graceland, um navio que afundou no século XVII, mas a ação parece impossível: uma misteriosa entidade malvada está fazendo vítimas tanto no fundo do mar quanto entre os habitantes do vilarejo. No local, para as investigações de praxe, Harlan combaterá sozinho um exército de mortos vivos guiados por um pastor que deve encontrar a paz entre os escombros do Graceland.

A ESSÊNCIA DA LOUCURA: A história se passa no sul da França, onde Louis Blanchard, um criador de perfumes artesanais muito renomado, leva uma vida tranquila até quando um antigo segredo começa a vir a tona, na forma de aterrorizantes alucinações. No curso de séculos os Blanchard, seguindo as indicações de um demônio, criaram a essência sublime, capaz de enloquecer os homens, sacrificando jovens mulheres. Antes que seja muito tarde, Harlan e Kurjak enfrentarão as forças infernais, para que abandonem seus planos para Louis Blanchard.

Inevitável não gostar dessa edição, cujas histórias são de um dos maiores autores italianos. Operação Viper é uma história plena de ação que se passa num local restrito e claustrofóbico, que faz a ânsia do leitor aumentar a cada página. Os desenhos de Santucci se encaixam perfeitamente nas idéias do autor, com criteriosa atenção aos detalhes e dinâmica das figuras. Já a ambientação de Grito das Profundezas rende homenagem a Stephen King e, foleando a história, temos alguns indícios de detalhes retirados da grande carreira do Rei dos Calafrios.

Depois de King é a vez da história A Essência da Loucura, que caracteriza-se por uma narração que muda a todo momento, passa do presente ao passado com contínuos flashback, bem como, nos levando para outras dimensões. A fantasia de Alessandro Baggi, o levou a dedicar horas a mais nessa história, para a acertar com o argumento/roteiro tão complexos, mas o resultado final ficou fantástico.

Nenhum comentário: