sábado, 18 de dezembro de 2010


10 ANOS DE DAMPYR: ENTREVISTA COM MAURO BOSELLI
PARTE 2
Continuemos com a entrevista:
É muito exigente como argumentista?
Você acha? Muitíssima documentação de absoluta fidelidade nos enquadramentos, etc... Naturalmente que depois há as características pessoais dos desenhistas, que procuro solucionar.

Quanto tem de se empenhar para dirigir uma série? Se ocupa pessoalmente do "time" de novos argumentistas e desenhistas?
Muito, também porque trabalho com Tex e outras coisas, sem contar que escrevo 160 páginas mensais. Os desenhistas, os escolhos eu mesmo, exceto um par de casos, prefiro me calar.

Para os primeiros 8 anos escreveu de 6 a 8 edições ano (com pico de 10, como em 2008). Nos últimos dois anos, o número de edições assinadas por você, se reduziu consideravelmente. Porque? Está se dedicando mais a outras séries ou é uma escolha precisa para ter idéias e estímulos novos, para a série que mais de 120 edições?
Idéias eu sempre tenho. É o tempo material que me falta, escrevendo também Tex e em parte Zagor. Lembre-se que as primeiras histórias de Dampyr, foram escritas num período em que o Título ainda não tinha sido lançado. Então, depois da edição 100, dei uma parada. Agora, voltei a carga e as minhas histórias se intensificarão por um tempo, Enquanto eu puder...
Das mais de 80 edições que já argumentou, qual te criou mais dificuldades, qual a que mais gosta e qual a que tem mais valor sentimental? E como leitor, qual é a edição preferida entre as quais não foram escritas por você?
Falando de Dampyr, me agrada muito as histórias difíceis e de argumento original, como "Os Lobisomens" (edição 27) e "As Exterminadoras" (edição 59 - o tíulo original é "Le Terminatrici", nome dado a um grupo de mulheres da Sardenha, que praticavam a eutanásia - lenda), ambas as edições desenhas por Majo, que unem dificuldade com boa história. Algumas exigiram ainda mais procura e estudo, como a edição dupla japonesa, desenhada por Genzianella. Sou fácil de agradar e as edições de Dampyr que realmente queria ter publicado, são talvez duas ou três somente. Atualmente, tenho uma preferência pelo Especial 2009, desenhado por Bartolini - "A Lenda da Velha Ponte", uma das minhas edições melhor sucedidas. Entre as histórias dos outros, "O Espelho Demoníaco" de Colombo e "O Navio Fantasma" de Cajelli.

Qual é o estado de saúde de Dampyr e quais segundo você são os fatores principais que levaram Dampyr a ser uma das séries italianas mais seguidas na Itália?
Dampyr está muitíssimo bem. Acredito que o trabalho e o entusiasmo de quem esta por trás continuamente, faz o sucesso aparecer. O staff de desenhistas então, é fabuloso.

Fechamos com uma pergunta voltada para o futuro: O que podemos esperar de Dampyr nos próximos meses?
O retorno de Lisa Ljuba e Thorke com desenhos de Fortunato; uma aventura quádrupla, que veremos em cena Bram Storker, Arminius Vambery, Draka e Marsden, numa Londres de 1890; O Retorno de Bugsy; um Mestre da Noite sobre os Andes, uma edição dupla que se passará em Milão, desenhada por Majo, etc... etc...
Agradecemos ainda a Mauro Boselli pela disponibilidade, e os recordo que para todas as informações sobre Dampyr e os outros títulos Bonelli, acessem o site: www.sergiobonelli.it

Matéria publicada originariamente no site: www.pianetafumetto.blogosfere.it

Tradução: Janete e Joe Fábio Mariano de Oliveira

Nenhum comentário: