quarta-feira, 9 de novembro de 2022

 
 

No novo Dampyr Especial nº 18 finalmente Charles Moore, o jovem Dampyr, tem a oportunidade de se tornar parte ativa do mundo de Dampyriano e de sua dinâmica.


Pequeno passo atrás
No Dampyr nº 162 "O filho de Joan" foi finalmente revelado que Lord Mordha, pouco antes de sua morte, teve um filho com a jovem Joan. Como de costume, o novo Dampyr foi prontamente cuidado pelas Guardiãs da Lei junto com sua mãe (desta sobreviveu ao parto) e mantido isolado da contaminação e influências das forças opostas, a da Luz e a do Caos, bem como, protegido de quaisquer ataques dos Mestres da Noite. 
O primeiro e mais interessado em quebrar o equilíbrio e intervir sobre o jovem Dampyr é exatamente um Mestre, Duca Nergal, na época o principal rival de Harlan Draka. A intervenção de Harlan impede o sucesso dos planos do então Chefe da Polícia Secreta do Inferno e permite que Chloe, Vivien e Aysha - as Guardiãs - escapem com a Casa à beira do Mundo para longe dos inimigos.
 
Dampyr nasce ou se transforma?
Como visto recentemente na minissérie dedicada às origens de Harlan, tornar-se um Herói (um Dampyr neste caso) é um processo longo e complicado. Entre a aceitação e a rejeição, os superpoderes e as grandes responsabilidades que delas derivam tem sido narrado e abordado (quase) sempre com o mesmo estilo e abordagem, seguindo aquela linha simples e bem definida por Propp. O amadurecimento e evolução que o jovem Charles terá que enfrentar nesta aventura, com apenas doze anos, lutando com suas primeiras vezes não é exceção. 
 
Escondido na Austrália por suas três tias/guardiães, com Liam e sua mãe Joan, na Casa à beira do Mundo, ele terá que aprender  a lidar com o que é sua natureza, em um dos períodos mais delicados para um menino: pré-adolescência.
De MacGuffin a Herói, o passo não é fácil e Mauro Boselli organiza um longo e complexo episódio, visando não queimar o batismo do jovem Charles, traçando uma lenta aventura que se desdobra em múltiplos campos e múltiplos universos. 
De um lado, o jovem Charles e sua amiga Kira lutando com a descoberta e a consciência de si mesmos, seus poderes e sua pouca idade.
Por outro lado, Lady Nahema, uma digna substituta de Nergal, auxiliada por Vassago e os Naphidim, pronta para colocar em jogo todas as peças de seu complicado plano. 
No meio Harlan Draka que retorna à Austrália, depois de "O monstro no Billabong" (Maxi Dampyr 9), como sempre pronto para correr para socorrer seu herdeiro. Antes que ele possa, no entanto, ele terá que atravessar os Mundo dos sonhos aborígine. Como já disse Bacilieri sobre Napoleone em "O Labirinto", nosso herói terá que lidar consigo mesmo antes de poder entender o papel a desempenhar com o jovem Dampyr.
 

Neste vasto teatro, a ação e o ritmo são, como mencionado, lentos e pensativos, úteis para aprofundar as emoções, planos e expectativas de cada personagem. Duas vertentes narrativas muito distintas emergem que se entrelaçam apenas no final, esperando consequências mais complexas.
 
Há portanto, a reflexão sobre a necessidade de crescimento e emancipação, comum aos personagens mais jovens, e a dificuldade de seus tutores em deixá-los ir. 
Ljuba, Nicholas e Charles compartilham a mesma necessidade de crescer e enfrentar as mesmas dificuldades, embora em lugares e épocas diferentes. Mas mesmo os responsáveis, por sua proteção são obrigados a escolher como e quando intervir, até que ponto proteger e quanto espaço dar-lhes.
Uma metáfora parental simples, mas necessária, depois de anos de episódios que sempre terminavam com os jovens protagonistas trancados e protegidos dentro dos muros do Teatro dos Passos Perdidos e da Casa à beira do Mundo. E se é verdade que o ninho deve ser abandonado, também é preciso entender o que nos espera lá fora. A segunda trama serve justamente para isso: mostrar os primeiros fios da teia que Lady Nahema está tecendo em torno do jovem Dampyr. 
 

Tudo apoiado nos desenhos de Dario Viotti, que encontra e redesenha novos cenários, tendo em mente o legado dado pelas configurações anteriores. Abandonando as terras irlandesas de Donegal (desenhas por Luca Rossi na época) e as impenetráveis Skellig Michael (ilustradas por Michele Cropera), Viotti opta pro jogar com seu traço para entrar em sintonia com os infinitos espaços australianos, permitindo assim menos à atmosfera gótica, mas mais ampla e limpa com amplos campos e paisagens.
 
A narrativa gira e os mundos possíveis que podem surgir dessa primeira história são muitos. Quando completados com mais ação e um ritmo mais rápido, eles podem fornecer um conjunto útil de histórias interessantes e aventuras futuras. 
 
 
 
Matéria publicada no site: www.magazineubcfumetti.com

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