quinta-feira, 3 de novembro de 2016


Dampyr 200: A Legião de Harlan Draka, a crítica


Francesco Borgoglio

Depois da superlativa quádrupla, concluída com o "Lord das Ilhas", Dampyr celebra o marco dos 200 números completamente atual. Mauro Boselli deixa para trás alguns detalhes e mergulha num moderno e bombástico quadrinho de ação, demonstrando pela enésima vez por que é um dos maiores contadores de história que pode gabar-se o panorama italiano.

A Legião de Harlan Draka, edição que pudemos ler para vocês antecipadamente, irá para as bancas (italianas) dia 4 de novembro e será apresentada na Lucca Comics & Games com uma capa alternativa de Simone Bianchi. Se trata de uma edição extra-size, de 110 páginas a cores, densa de acontecimentos e com lutas até à morte. É uma história em que estão envolvidos grande parte dos "atores" coadjuvantes da saga contra um dos mais potentes Mestre da Noite: Erlik Khan.

Apesar do forte sentimento de amizade que o liga a Draka, Erlik tem uma conta para acertar com o filho dele, depois que ele eliminou o seu fiel Kagyr Khan. E o acerto de contas entre os dois, estão dispostos a colocar em campo todas as forças à disposição deles e, muito mais.

Como podem intuir com o título, da parte do protagonista, veremos em ação inúmeros amigos de longa data, entre os quais: Ann Jurging, T-Rex, Jim Fajella, Bobby Quintana e Godwin Brumowski. Na ação, todavia, há espaço também para o ronin, Hasegawa Kenshin e a famigerada organização dos Lobos Azuis. 

Como toda história que se preze, nada é o que parece ser; reviravoltas, rapidamente sequestram o leitor, transportando-o a uma conclusão que o deixará boquiaberto. Se a sequência quádrupla dedicada a Taliesin deveria ser lida ouvindo uma música clássica - Walkiria de Wagner - A Legião de Harlan Draka, merece um hard rock como Thunderstrock do AC/DC (preferencialmente na versão live).

Para o fantástico resultado final contribuíram sem sombra de dúvidas os desenhos de um veterano da série, Luca Rossi. O seu estilo personalíssimo e o seu trato refinado, cria uma áurea deliciosa, quase aristocrática e se revelam perfeitos para a transposição a cores, divinamente realizada por Romani Denti.

Dampyr 200 confirmar as expectativas, apresentando ao leitor uma leitura fundamental para a continuidade da série, junto com um coquetel de emoções e adrenalina.



Publicado originariamente no site: www.badcomics.it

Nenhum comentário: