terça-feira, 8 de novembro de 2016


Dampyr 200 (Boselli, Rossi)

David Padovani

Dampyr contém uma história que se passa no atual teatro de guerra do Oriente Médio, toda durante uma noite, e na qual Mauro Boselli, nos apresenta uma batalha campal entre Harlan Draka e Erlik Khan, talvez a mais temível entre os antagonistas de Dampyr entre os Mestres da Noite, mas sem dúvida a mais honorável. Se de um lado este último chama à luta sua armada de não-mortos provenientes dos exércitos de todos os tempos, do outro Harlan pede a colaboração de muitos dos seus aliados e, supreendentemente, de alguns adversários que encontrou durante esses quinze anos de história.

Boselli monta com extrema perícia um jogo de xadrez estudado nos mínimos detalhes, conseguindo contar uma batalha em que se vê dezenas de personagens protagonistas. o autor leva o leitor pelos vários palcos da batalha, ligando com eficácia os saltos entre as diferentes sequências e os momentos do encontro, sem nunca perder os referimentos que os liga, tanto de lugar como de tempo. A capacidade narrativa de deixar bem impresso o quadro geral do encontro e ao mesmo tempo de dar zoom nos pontos nevrálgicos do mesmo, está então, absolutamente evidenciado.

Nisso Boselli é ajudado pelos desenhos de Luca Rossi, que ilustram com maestria as dinâmicas dos múltiplos duelos que compõem a batalha campal. O mérito do desenhista é de fazer isso sem nunca recorrer à páginas de impacto, mas sempre trabalhando dentro das diretrizes da Bonelli, exaltando as potencialidades narrativas.
 

Crítica publicada originariamente no site: www.lospaziobianco.it

Nenhum comentário: