quinta-feira, 16 de julho de 2015


Dampyr 183 - Ditadura Infernal (Boselli, Rosenzweig)

Publicado por David Padovani

Se conclue nessa edição a "guerra civil" deflagrada na Dimensão Negra, um dos mundos que formam o multiuniverso Dampyriano, o que é regido pela Lei do Equilíbrio, que prevê a neutralidade entre as várias dimensões paralelas que o compõe. A aliança entre sacerdores regentes e legiões infernais arrisca abalar o equilíbrio, levando a um conflito global interdimensional.

Esta mini-saga de Mauro Boselli parece uma oportunidade perdida, onde a complexidade da figura narrativa do autor Milanês é diluída em diálogos às vezes didáticos que engolem a leitura e ajudam a freiar a ação. A história cresce indecisa entre o aprofundamento das demandas sociais e políticas e a histórica do conflito em si, resultando em algo lento e mecânico. Nem mesmo, o encontro final e o retorno de um personagem como o Professor Vapula, consegue resolver completamente uma história que não atinge os padrões qualitativos próprios de Boselli.

A estréia dampyriana de Maurizio Rosenzweig ficou pela metade. O indubitável talento do artista parece quase aprisionado no padrão bonelliano e somente nesse número consegue libertar o estilo próprio, nos presenteando com páginas refinadas e belíssimas sequências. O que nos faz pensar que se Rosenzweig tiver seu estilo liberado, na sua próxima aventura em Dampyr, poderá mostrar todo seu talento.


Crítica publicada originariamente no site: www.lospaziobianco.it

Nenhum comentário: