sábado, 27 de dezembro de 2014


Dampyr Especial 10 - El Lobo


"Esta noite não combateremos por dinheiro ou poder, 
mas pela nossa sobrevivência."
(El Lobo, Dampyr Especial 10)


  
Uma rajada de vento quente, acompanhado de uma nuvem de poeira, nos leva ao quente México, onde Harlan, Tesla e Kurjak se encontram cara a cara com um Mestre da Noite. Até aqui tudo no script para a série de horror made in Bonelli. Graças a uma boa construção e uma habilidade narrativa que valoriza o tema da edição, Antonio Zamberletti, autor dos textos, conseguiu produzir uma cativante história que de especial parece ter bem pouco pela aparência.

Estamos no início do Século XX e um estranho indivíduo denominado El Lobo está em ação nas quentes noites mexicanas, prestes a fazer parte da revolução capitaneada por Villa. Está ávido, anseia por sangue e dinheiro.

Porque para para satisfazer a própria sede e criar novos escravos, quando se pode transformá-los em ótimos traficantes de drogas? 

El Lobo, Mestre da Noite, enfrenta os cartéis e segue incólume até seu caminho se cruzar com o de Dampyr.

Poesias e Balas
O contexto em que se desenvolve a história, sobretudo nos flashbacks e na parte final é extremamente poético, graças também aos desenhos de Santucci e Piazzalunga, que jogam com as sombras nas cenas noturnas.

Na solidão de San Pablo, pequeno vilarejo, habita uma só alma quase centenária: Felipe Romero.

A história "acontece" graças a presença deste personagem. Um homem consumido pelo tempo e na espera para acertar as contas com o passado, com os altos e baixos dos clássicos conflitos pai/filho. O último quadrinho da página 146, fala mais que qualquer outra palavra de adeus e transmite profunda emoção, fechando um evento iniciado muitos anos antes.

Como contraponto às cenas que prevalecem os diálogos e pausa na narração, a edição inteira é "cortada por balas". 

Nas 160 páginas são inumeráveis as cenas em que encontramos um verdadeiro "tiro para todos os lados", que rendem um ritmo escaldante para a resolução final.

Corrupção Mexicana

Outros co-protagonista do Especial nº 10 são dois agentes, um antidroga Anita Montoya e um da polícia local, Sandoval. Em poucas páginas se consegue ver aquela que é uma verdadeira e própria realidade do México e de tantos países sul-americanos: a corrupção para favorecer os traficantes dos cartéis. Na verdade, é muito mais fácil acreditar que um agente é corrupto do que ele ter assistido à ação de vampiros.

A história fala por si. Conseguindo tornar a leitura acessível também para leitores ocasionais, sobretudo na definição da posição de Tesla, que como vampira combate seus similares. Ponto desfavorável para Kurjak, que passou "desapercebido" na aventura.

A mistura de dois contextos históricos diferentes também dá uma idéia da importância do Mestre da Noite, El Lobo, que apesar da passagem do tempo, mostra-se sempre o mesmo. Sangue, Dinheiro e Drogas.


Matéria publicada originariamente no site www.c4.comic.it, sob a responsabilidade de Luigi Formola.

Nenhum comentário: