sábado, 4 de outubro de 2014


MAURO BOSELLI NO DIME WEB
Bom, com Boselli nós do Dime Web "estamos jogando em casa" - é de longa data a consideração, amizade e afeto que nos liga ao grande autor. A relação iniciou-se há muito tempo - do tempo em que Moreno Buratini apenas tinha começado a escrever histórias de Zagor. A demonstração desses comentários, está no final da entrevista, onde reproduzimos um artigo do Grande Mauro que publicamos na nossa fanzine, de outubro de 1989 - faz um quarto de século (caramba!). Se trata de um divertidíssimo artigo da SBE do final dos anos oitenta! Um artigo carregado de nostalgia... Enfim, um bate papo interessante, carregado de antecipações gráficas de Dampyr (nº 177) e de Tex (edição de novembro de 2014)!


DIME WEB: Querido Mauro, você não é mais um garotinho, mas escreve ainda num ritmo infernal (como diria Tex). De vem essa energia toda? 
MAURO BOSELLI: O fato é que sempre tive essa energia sobrando e nos últimos vinte anos a dediquei a escrita, a escaladas e caminhadas. Entre outras coisas "estou" sempre curioso, de pessoas, lugares, livros, notícias, etc. Recentemente, estou sempre de olho numa possível queda dessa misteriosa fonte de energia... vou medir no meu Mar do Norte particular, para descobrir, quanto de "petróleo" ainda me resta... Me parece que ainda exista muita, talvez mais do que eu consiga externa fisicamente! E, alguma queda que eu tive, talvez, tenha sido por causa dos 60, mas tudo é psicológico, tipo: "Estou ladeira abaixo". Mas basta simplesmente ignorar e encontrar nova motivação, e, trabalhar essa nova motivação.



DW: Nos indique uma leitura que recentemente tenha lhe chamado a atenção, quadrinhos ou livro?
MB: Bom, de que parte começo? Li a última fábula de Neil Gaiman, "The Ocean at the End of the Line" e também um belo livro sobre ele. Estou seguindo as maravilhosas séries americanas de Rip Kirby e Prince Valiant. Tardiamente descobri a maravilhosa ironia e racionalidade de Jane Austin. Relendo Dickens, coisa que faço periodicamente. Iniciei "The Tenant of Wilfdeld Hall", de Anne Bronte e um livro do humorista Irving Brecher, curto Dotti, em Groucho e outros comediantes de Hollywood. E uma biografia de Aleister Crowley. e "The Gray Ghost Book", um velho volume vitoriano achado em uma livraria antiga. Paro por aqui.


DW: Está satisfeito com o andamento de Tex e Dampyr?
MB: Andavam melhor antes, quando as pessoas liam mais e não somente as telas dos celulares. Tex ainda está maravilhosamente bem! É um herói por excelência, um deus como Apolo e Thor (e como GL Bonelli). Se te dissesse que estou satisfeito com quanto vende Dampyr hoje, estarei mentindo, mas está se aproximando do nº 200, e para os dias de hoje é um feito formidável.


DW: O que reserva o futuro desses dois amados personagens? Quais as novidades que vêm por aí na série do Caçador de Vampiros? E Águia da Noite prosseguirá implacável no seu caminho?
MB: Harlan Draka invadirá a Dimensão Negra e participará de uma guerra contra as Armadas do Inferno. Junto com Kurjak, outros amigos e inimigos será raptado na casa nos confins do mundo, que vagará pelo multiuniverso. Enfrentará os Grandes Antigos e o mistério secreto no passado de Ann Jurging. Ajudará Kurjak a revelar o mistério do seu filho... melhor dizendo, de seus filhos. Finalmente encontraremos o Dampyr do passado e assistiremos seus confrontos contra Mordha, Marsden, Amber e outros Mestres da Noite das Ilhas Britânicas. Sho-Hun, Madame Bobash, Black Annis e Maitre Abel se revelarão aliados... etc. etc. Tex reencontrará El Morisco, Lupe Velasco, O Mestre, Pat Mac Ryan, sua juventude como fora da lei, e, naturalmente enfrentará Yama novamente, em uma história desenhada por Civitelli.


DW: Para concluir: Qual personagem gostaria de ser, se fosse possível?
MB: Flash, o homem mais rápido do mundo.






 
Matéria publicada originariamente no: dimeweb.blogspot.com

Nenhum comentário: