quarta-feira, 8 de outubro de 2014


Comentário do blog italiano "Il Catafalco" para Dampyr 165:
 
O FIM DA CAÇA
Argumento e Roteiro: Cláudio Falco
Desenhos: Giuliano Piccininno
Capa: Enea Riboldi 
 
Um telefonema anônimo adverte Dampyr da presença de um perigoso Mestre da Noite, de nome Krigar, cujo retrato está afixado no Museu Nacional de Estocolmo. O time dos Caçadores de Vampiros parte para a Escandinávia e, ao tocar no quadro, Harlan mantém contato com o Mestre da Noite.
Com Tesla de guarda, o autor do telefonema anônimo se aproxima do apartamento de Harlan e nossa vampira consegue capturá-lo. Se trata de um vampiro chamado Gunnarson, transformado por Krigar durante a Guerra dos Trinta Anos, e, lutava pelo exército sueco. Gunnarson nos últimos quatrocentos anos, não fez outra coisa senão alimentar seu ódio contra seu criador e "forçou" um encontro com Harlan, afim de que esse o ajude a eliminá-lo.
O Mestre da Noite, que repousa em uma velha vila sobre um fiorde na Noruega, reativa sua ligação com Gunnarson obrigando-o a atacar Dampyr mas, voltando a um momento de lucidez, o ex-soldado consegue morder Harlan, mostrando-lhe o esconderijo de Krigar antes de morrer pelo sangue de Dampyr.
Depois de procurar, os nossos heróis conseguem localizar o refúgio de Krigar, mas enfrentam também o seu exército de não mortos, escondidos em um submarino, esperando que o comandante deles, os convoquem para uma batalha.

Várias vezes temos a combinação entre vampiros e guerra como tema dominante das histórias de Dampyr e, também neste caso, temos essa combinação: Krigar é antes de tudo um valente guerreiro e esteve presente nas grandes guerras da história do mundo, e deu uma "sossegada" depois da Segunda Guerra Mundial, a espera de um novo conflito de grande porte, para mostrar seu valor como militar.
A história de Falco é bem articulada, os numerosos flash-back e trocas de ambientações não prejudicam de forma alguma a leitura dessa edição.
Os desenhos de Piccininno se destacam pelo dinamismo das cenas, com destaque para as belas e fiéis reproduções das situações de batalhas, que evidencia um trabalho minucioso para finalizar as páginas.

Nenhum comentário: