sexta-feira, 16 de agosto de 2013


Comentário do Blog Italiano "Il Catafalco" para Dampyr Especial/2012.


HORROR ENTRE OS AMISH
Argumento e Roteiro: Diego Cajelli
Desenhos: Luca Raimondo
Capa: Enea Riboldi

No oitavo Dampyr Especial, Diego Cajelli nos conduz à Comunidade Amish na Pensilvânia onde, nos intermináveis campos de grãos, esconde-se um portal para uma realidade paralela. 

Quando os jovens Amish completam dezesseis anos, podem passar um período no mundo moderno para poderem escolher, livremente, se retornam ao seio da comunidade aceitando as regras e as privações ou continuam a viver no "jardim do Diabo". Este momento de iniciação se chama "Rumspringa" e são poucos os Amish que não retornam para a comunidade, Mervin é uma das exceções, e, atualmente, trabalha na polícia da Filadélfia. Dois rapazes Amish, são atraídos para um cruel homicídio, do qual são os principais suspeitos, parecem não pertencerem a nenhuma das comunidades locais, mas os "irmãos" já mandaram um grupo para recuperá-los.
O Mestre da Noite Draka envia ao filho uma macabra visão e o atrai a Pensilvânia onde está operando um outro potente Mestre da Noite. Harlan e Kurjak chegam a Filadélfia junto no momento de ajudarem Mervin das feridas infligidas por misteriosos Amish, que estão fazendo os prisioneiros fugirem, os quais, aos perceberem o poder de Dampyr, batem em retirada.
Harlan e Kurjak levam Mervin para a sua comunidade, a qual não vai há muitos anos, enquanto sua família trata das feridas dele, e aproveitam a estadia para ouvirem uma lenda que ajudará a esclarecer a natureza dos Amish que conheceram na prisão.
O pai de Marvin através das páginas do diário de seu avô, conta a lenda dos "Irmãos Perdidos", atraídos pelo Mestre Graber com a ajuda de um rapaz mudo, dotado de misteriosos poderes, de nome Isaac. Se trata de vampiros que, depois de um encontro com Draka, vivem em um local em outra dimensão, que chamam New Helder, do qual saem somente para o Rumspringa. O Mestre da Noite que os guia, Graber, permite aos rapazes de retornarem somente depois de terem feito um sacrifício de sangue, escolhendo assim transforma-se em leões ao invés e permancerem ovelhas.
Graber descobriu que Dampyr é um obstáculo para seus planos e o enfrentar provocando uma batalha em diversas dimensões mas, sucumbira frenta prespicácia de Harlan Draka.

Mais uma belíssima aventura assinada por Cajelli, com personagens bem caracterizados e uma ótima ligação entre a trama e as sub-tramas. O mundo Amish nos é apresentado em uma versão horror/thriller muito interessante, mantendo a veracidade, algo comum a todas as histórias de Cajelli.
Luca Raimondo preferiu ilustrar esta aventura com um traço mais grosso, diferente do estilo que conhecemos, que não afetou a arte final, muito pelo contrário.

Nenhum comentário: