segunda-feira, 12 de agosto de 2013


Comentário do Blog italiano "Il Catafalco" para Dampyr 155.

O SEGREDO DE LAZZARO
Argumento e Roteiro: Diego Cajelli
Desenhos: Fabrizio Russo
Capa: Enea Riboldi 


O número 155 de Dampyr, os nossos heróis retornam a Itália, numa Áquila de depois do terremoto, a procura de uma antigo artefato também procurado pelos Lobos Azuis e por um demônio da Outra Parte.
Os Lobos Azuis, depois de uma minuciosa procura, descobriram o local aonde está o "Segredo de Lazzaro" (um artefato capaz de fazer ressucitar os mortos) roubado pelo Templários em Jerusalém, está escondido em Áquila nos subterrâneos de um antigo palácio, em seguida, ignorando as proibições e barreiras, organizam uma expedição para a "zona interditada" da cidade.
Breno, que guarda o segredo, transformando em não-morto pelo Conde Saint Germain, faz chegar a Praga um indício que permitirá Harlan e Kurjak o encontrem em Áquila para que possam levar o "Segredo de Lazzaro" para a segurança do Teatro dos Passos Perdidos.
Nos subterrâneos do palácio em ruínas, os nossos heróis não encontram somente com os Lobos Azuis, mas também com o demônio Vassago (que apareceu em Dampyr 144/145, na aventura que se passou em Milão), conseguindo se salvar milagrosamente do edifício abandonado.

Nesta aventura Cajelli nos dá novamente uma prova da meticulosa documentação que precedeu seu trabalho no argumento, mantendo o leitor "preso", nos interessantes mistérios histórico-arqueológicos como a simetria dos mapas de Jerusalém e de Áquila.
Caminhando na cidade, ainda profundamente prejudicada pelo terremoto, Harlan e Kurjak exprimem solidariedade e admiração nos encontros com populares, evidenciando quanto são prejudiciais a burocracia e políticas italianas para reconstrução da cidade.
Fabrizio Russo consegue reproduzir de modo dinâmico e convincente as ruas da cidade destruídas pelo terremoto, respeitando as ambientações de horror da história.

Nenhum comentário: