quarta-feira, 23 de novembro de 2011


PQEDITORI EXCLUSIVO: STEFANO ANDREUCCI!

O site PQEditori estrevistou com exclusividade o desenhista Stefano Andreucci, que não desenhará mais Dampyr, foi deslocado para o staff Texiano. O PQEditori tem o prazer de apresentar a todos os seus aficcionados leitores um dos mais prestigiado desenhista do quadrinho italiano: Stefano Andreucci. O "maestro" romano que tem dado "vida", com seus traços refinados às maiores personagens dos quadrinhos da Itália.

Nos fale de sua formação
Stefano Andreucci: Comecei a fazer quadrinhos no liceu artístico. Depois da academia frequentei um curso de quadrinhos, ao fim do qual entrei para o Estúdio de Dino Leonetti, desenhista romano que tinha uma grande produção de revistas na época. Ali comecei a ter experiência.

Em qual escola gráfica você se inspira?
Stefano Andreucci:Quando entrei na SBE, trabalhando Zagor, tomei como ponto de referência Ferri, justifica-se porque havia uma rigidez justificada em não se alterar muito o personagem. Passando para Dampyr tive uma liberdade interpretativa maior, agora em Tex, estou adotando mais a escola clássica. Então para citar um nome como referência, digo Hal Foster. Maravilhoso. Cito um outro: Alberto Breccia!


Qual a marca registrada do seu traço?

Stefano Andreucci:Eu sou um desenhista bastante realista e o meu traço é bastante limpo. Mas também me sinto atraído pelo traço "sujo" e expressionista. Talvez seja deste contraste que nasce a marca dos meus desenhos.



Nos fale de seus primeiros dos seus primeiros trabalhos

Stefano Andreucci: Após as primeiras experiências com Dino Leonetti, comecei a colaborar a Coniglio Editore (traduzindo literalmente: Coelho Editora), que junto a Barbieri era a única a fazer quadrinhos eróticos de grande saída na Itália. Para os desenhistas da minha idade era o único modo de ter trabalho nesta carreira. Sempre pela Coniglio trabalhei em algumas revistas de horror como Splater e Monstros. Enfim me juntei a Sergio Bonelli Editore.


Nos conte a sua primeira impressão com a Sergio Bonelli Editore
Stefano Andreucci: A impressão com a SBE foi a melhor possível. Sergio Bonelli me tinha entre seus desenhistas. A avaliação do meu trabalho foi confiada a Roberto Queriolo. Que me aconselhou a voltar depois de um ano, porque ainda estava imaturo. Mas não podia esperar tanto tempo assim, e, depois de um mês, reapresentei outras páginas de teste e vim a ser aceito definitivamente.

Como procurou caracterizar Zagor?
Stefano Andreucci: No início observei muito o trabalho de Ferri, que é grandíssimo desenhista, procurando um pouco, às vezes, introduzir elementos pessoais. Modifiquei os ângulos, interpretei o rosto à minha maneira e inseri pequenas alterações. Por sorte, meu trabalho caiu no gosto dos leitores.

Voce realizou diversas histórias de Dampyr, o que pode nos dizer desta experiência?
Stefano Andreucci: Sobre Dampyr posso dizer que foi uma experiência "gostosa", Boselli deu grande liberdade a nós desenhistas. Com Dampyr eu cresci muito, porque tive a possibilidade de utilizar mais técnicas e mais estilos. Por exemplo, meu primeiro Dampyr (A Ilha da Bruxa - Edição 13). Eu aplicava a tinta diretamente sobre a página. Com relação a edição quádrupla (133-136), eu apliquei diversas técnicas, diferentemente de outras edições dampyrianas que desenhei antes.

Como foi entrar para o staff permanente de Tex Willer?
Stefano Andreucci: Para dizer a verdade realizei um Tex em 2001, publicado como "Almanacco del West" em 2003. Tex é um pouco mais exigente, porque é um personagem que tem sessenta anos e, portanto, merece a atenção devida. Eu gosto do western e isso facilita meu trabalho. Ilustrar as história de Tex, Carson e demais pards para mim é uma emoção muito grande. Não sei explicar o porque, mas desde de pequeno tinha a certeza que um dia desenharia o famoso Ranger.

Nos fale de sua relação com Mauro Boselli
Stefano Andreucci: Trabalhar com Mauro para mim é uma coisa natural, talvez porque desde 1993 que colaboro com ele. Entre outros digo que, depois de Marcello, sou o desenhista que mais fez páginas roteirizadas por ele. Tenho uma grande estima pelo seu trabalho e juntos fizemos belíssimas histórias. Seja em Zagor, seja em Dampyr (Também é seu o roteiro, por mim ilustrado, do Almanacco del West-2003, agora republicado no Tex Mondadori-2011).

Nos fale de seus projetos futuros
Stefano Andreucci: No meu futuro próximo há, além de Tex que é meu trabalho atual, o mercado francês.Entrevista feita por Ivano Garofalo e Pasquele Vitolo para o site: http://pqeditor.altervista.org/

Nenhum comentário: