sexta-feira, 25 de novembro de 2011


A CRUELDADE DE GORKA!

No Dampyr Especial 5 (2009), Boselli usa a ponte Stari Most na Bósnia, como pano de fundo. Olha ela aí abaixo:
Dampyr e pards estão na região, para uma vista a Miklos Kurjak, pai do nosso soldado, que não está muito bem de saúde. Todos têm uma história para contar relacionada com a velha ponte., que foi destruída pelos croatas na guerra étnica dos anos 90 e depois reconstruída. Abaixo o relato de Tesla, sobre sua ligação com a velha ponte.
Segundo Tesla, ela e seu colega Kaesar eram os preferidos de Gorka. Que diz para eles atacarem o primeiro que passasse pela ponte, o que não demora acontecer.
Mas Gorka não deixa eles se alimentarem, o sangue que escorre pela velha ponte tem outro destino. Para alguém que está enclausurado na Stari Most. Telsa e Kaesar veem isso através dos olhos de seu Mestre.
Gorka mantém um não morto aprisionado na velha ponte, o que causa espanto até em Tesla, que lhe pergunta porque ele está lá?
Gorka então diz que para explicar quem é o seu prisioneiro deveriam voltar a um passado longínquo. Há cinco séculos a ponte já se chamava Stari Most, era de lenha, mas sempre destruída por bandidos, então para se atravessar o Rio Neretva na época das cheias, usava-se uma balsa, a região estava sobre domínio dos turcos, que sequestravam os meninos da região e os conduzia a força para Istambul, onde fariam parte do exército do sultão. Um deles se atirou no rio conseguindo fugir.
Mas o garoto sobreviveu e anos mais tarde reapareceu como Giorje, o chefe dos Hayduk, os sanguinários rebeldes das montanhas. Então o sultão Suleiman, o magnífico enviou um engenheiro para construir uma ponte de pedra sobre o Neretva. Mas estranhos acidentes começaram a acontecer e os nativos afirmavam ser o espírito do rio.
O engenheiro não suportava mais o acidentes, então o sultão enviou um emissário, Gorka. Este com seus não mortos, vigiando a ponte, descobriu que alguns trabalhadores eram espiões dos Hayduk, e, conseguiu caputar Giorje, o chefe dos guerrilheiros, o garoto que anos antes se atirou no rio.
Os sabotadores de menor importância foram empalados na frente dos habitantes de Mostar, à margem do Neretva. Mas para Giorje, Gorka tinha outro destino, transformá-lo num não morto e decidiu que ele seria parte da ponte, que tanto queria destruir.
Então Giorje foi "plantado" dentro da Stari Most. Dias depois a ponte foi inaugurada, isso a 500 anos. Tesla ficou curiosa como Gorka mantinha Giorje consciente com poucas gotas de sangue. Gorka lhe responde que lhe dava poucas gotas de sangue a cada vinte, trinta anos, então Giorje não tinha forças para fugir, mas sua mente se manteve ativa. E Gorka avisa aos dois, se tentarem se rebelar, providenciará algo parecido para os dois.
Os traços são Fabio Bartolini.

Nenhum comentário: