quinta-feira, 30 de junho de 2022

 
Dampyr #267: lá, onde tudo teve início
 
David Padovani
 

Na noite mágica de Praga, em uma cervejaria igualmente mágica, numa mesa compartilhada pelo Mestre Draka, o demônio Nikolaus e o Amesha Caleb Lost, Harlan Draka é adicionado para contar em primeira mão sobre sua juventude e a epifania de seus poderes, reconectando-se diretamente com a história que o pai havia iniciado no número anterior. 
Mauro Boselli continua narração das origens do Dampyr contemporâneo e o faz seguindo o esquema estabelecido na primeira parte: ele reata fios de continuidade espalhados aqui e ali e à primeira vista distantes uns dos outros e enquadra eventos passados de novos ângulos, sem contradizer uma vírgula do que foi contado em mais de vinte anos de histórias, mas enriquecendo a matéria com detalhes que, por  um lado, satisfazem o paladar dos entusiastas e, por outro lado, podem intrigar eventuais neófitos. O foco deste capítulo, ao qual chegamos depois de explorar mais profundamente o final da adolescência e juventude de Harlan em Swinging London, e a nova história - do ponto de vista de subjetivo do protagonista - dos eventos que ocorreram no número 1 da série.
Majo, Maurizio Dotti e - mais uma vez - Luca Rossi dividem a tarefa de ilustrar as páginas, sendo o primeiro chamado a encabeçar esta segunda parte e as sequências de ligação estabelecidas na mesa da cervejaria Águia Verde, com seu estilo sintético e tudo jogado nos contrastes entre brancos e pretos para dar volume aos rostos e ambientes. Rossi cuida do jovem Dampyr, oferecendo-nos um Harlan de 20 anos reconhecível mas diferente da sua versão madura, totalmente centrado na idade que tem para mostrar. Por fim, Dotti se encarrega do segmento narrativo ambientado em Yorvolak, usando tons escuros e cheios de sombras e homenageando efetivamente algumas das tomadas de Dampyr #1.

 
Originariamente publicado no site: www.lospaziobianco.it

Nenhum comentário: