segunda-feira, 20 de junho de 2022

 
Dampyr #266: Um Mestre da Noite como pai

David Padovani



Na mágica Praga, numa cervejaria igualmente mágica, uma caneca de cerveja Ruscello dal diavolo partilhada à mesa entre três personagens que por natureza deveriam odiar-se, mas que com o passar dos séculos acabaram por se verem aliados, é o pretexto para o início da história das origens do Dampyr Harlan Draka.
Mauro Boselli transpõe o mecanismo narrativo da história em torno do fogo, tantas vezes visto em Tex (e não somente), para a contemporaneidade da série, substituindo a fogueira por uma cerveja e os pards por três personagens coadjuvantes excepcionais da saga Dampyriana, mas o resultado continua o mesmo: uma história convincente do passado, contada por seus protagonistas, o Mestre da Noite Draka, pai de Harlan.
É exatamente em ocasiões como esta que que o enorme, minucioso e eficaz trabalho de continuidade construído em mais de vinte anos de história comprova a sua coesão e eficácia. Boselii trabalha ao ponto e de forma nada trivial, explicando nas páginas, eventos e laços e relações implicadas em muitos dos 265 números da série, não se contradizendo mas amarrando fios da trama e esclarecendo fatos já narrados a partir de novos ângulos, que assim adquirem novo valor.
Luca Rossi e Stefano Andreucci são chamados a colocar no papel essa obra, as cabeças de uma ponte abrindo caminho para os demais desenhistas-pilares da revista, que veremos nos três próximos números da saga.
Rossi e Andreucci chegaram a uma impressionante síntese estilística, na qual o trabalho por subtração que ambos fazem no traço de cada um, cria quadrinhos com detalhes impressionantes. A homogeneidade entre as figuras autorais dos dois dá então origem a uma extrema compacidade visual das páginas, em que a "mudança de traço" é praticamente invisível, conferindo à história através das imagens, uma fluidez total.
Um começo estrondoso, portanto, para uma saga que podemos definir como "Dampyr Secrets Origins" e que deve se tornar uma marco na história do personagem.



Originariamente publicado no site: www.lospaziobianco.it

Nenhum comentário: