sexta-feira, 24 de junho de 2022

 
Série: Dampyr 256
Episódio: Operação Messias
Textos: Mauro Boselli
Desenhos: Maurizio Rosenzweig
Capa: Enea Riboldi
Letrista: Luca Corda
Páginas: 96
Editora: Bonelli, 7-2021
 
 
 
Caleb informa a harlan e companhia que o escritório do Dr. Abraham Stern, um estudioso da Cabala Ma`asit, que foi sequestrado por Lady Nahema, está ocupado novamente. O novo baal shem do Broklyn é o Dr. Isaac Shazar, neto do Professor David Shazar a quem em 1943, o Rabino Elijah confiou os preciosos manuscritos da Kabbalah Ma´asit, a "cabala prática" com aplicações mágicas. Isaac continua a missão de seu avô: antecipar a vinda do Messias com o uso da cabala, como explica à secretária Nadine, que na verdade é Lady Nahema, que está para sequestrá-lo. 
Anyel Zant alugou o estúdio de Shazar, explicando ao nosso pessoal que ele foi enganado pela intervenção do Amesha Helel. Na biblioteca de Shazar, Anyel encontra os manucritos do Rabino Elijah, que seu avô David trouxe para Nova York junto com o demônio Pruflas. O infernal grão duque tentou envolver o Professor na "Operação Mashiach", um plano para provocar o advento de um novo messias, já tentado no século XV com o Rabino Josef Gabbai. Após esse segundo fracasso, Pruflas foi cortado e transferido para trabalhos mais humildes longe da Terra. Anyel o convence a se juntar à batalha deles com a prespectiva de se vingar de Nahema e Helel.
 
 
Para ser mais dócil e colaborativo, Isaac é confiado aos cuidados da sensual Gomorya, professora de artes sexuais aplicadas, e ele se torna indiferente a ela. O plano pode então começar: um grupo de teóricos da conspiração, extremistas e fanáticos estão reunidos nas docas do Brooklyn para o primeiro "milagre" de Shazar, que caminha sobre a água com a ajuda de Helel. O boato do advento de um nosso messias se torna viral.
Mas os nossos contra atacam: Pruflas consegue descobrir o ponto fraco de Shazar e um novo e poderoso aliado entra no jogo.


Esta história de Boselli é bastante articulada, que se desenvolve em torno do tema da tentação, que pode ser enraizar até nos corações dos mais puros. As tramas narrativas na continuidade dampyresca são ainda mais complicadas nas implicações esotéricas, com esta primeira aparição de Lady Nahema como chefe do serviço secreto infernal. A demônio prova ser uma adversária astuta e difícil, tanto que Harlan e companhia devem fazer muitas alianças e contrair dívidas de gratidão com as criaturas infernais. Acima de tudo, Lilith, uma figura que evoca mitos perturbadores e mistérios fascinantes, em um universo úmido povoado por figuras diabólicas perigosas, mas também fascinantes, emprestadas da tradição demonológica e da cabala. da qual Boselli se mostra conhecedor. 
Os fantasiosos desenhos de Rosenzweig, cheios de rabiscos e pontilhados, se prestam bem à atmosfera de uma história sobrenatural com toques de erotismo. Suas personagens têm uma caracterização típica, na cama do estilo inconfundível do artista, com traços angulosos e vagamente caricaturados, entre os quais se destacam figuras femininas particularmente marcantes e curvilíneas, com cabelos que parecem ter vida própria. 



Publicado originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot

Nenhum comentário: