quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

 
Série: Dampyr 252
Episódio: A Rainha da Babilônia
Textos: Mauro Boselli
Desenhos: Fabrizio Longo
Capa: Enea Riboldi
Letrista: Luca Corda
Páginas: 96
Editora: Bonelli, 3-2021
 
 
O duque Abigor, temporariamente no comando da polícia secreta do inferno, é avisado de movimentos estranhos no palácio do titular Nergal, cujo corpo agora é um invólucro sem alma. Abigor, que ambiciona o cargo, leva um duro golpe ao descobrir que o corpo de Nergal foi roubado por uma mulher de grande poderes.
Nos dias seguintes, uma misteriosa mulher sequesta o Dr. Abraham Stern, baal shem, um cabalista capaz de entrar em contato com entidades angelicais e diabólicas, de seu estúdio no Broklyn.
Harlan, Caleb e pards são informados do incidente por Anyel e concluem que o sequestro visa instalar outra alma no corpo de Nergal. A única capaz de fazê-lo parece ser Lady Nahema, que também tem interesse no lugar ocupado por Abigor. Na verdade, a demônio traçou um plano astuto, que ela inicia obtendo a cadeira de necromancia e metamorfose na Escola Negra.
A sequestradora, por outro lado, é a deusa sumperia do sub-mundo Ereshkigal, na verdade a não-morta favorita de Nergal na Babilônia, e que agora gostaria de despertá-lo. Em um castelo na Boémia não muito longe de Praga, convencido por Ereshkigal, Stern pratica o ritual para transferir sua alma para o corpo de Nergal. depois de se familiarizar com o novo e podereso corpo, Stern/Nergal lança seu desafio a Dampyr.
 
Para o confronto final entre Harlan e Nergal, Boselli cria uma história de "espionagem infernal", que reserva reviravoltas, intrigas, lutas pelo poder, mas também ritos diabólicos e confrontos demoníacos. A tensão permanece alta até o final, e somente nas últimas páginas o leitor consegue enquadrar claramente os lados opostos. No elenco há também a fugas aparição ou menção de outros personagens diabólicos como Samael, Eisheth Zenumium, sua irmã Agrat, Meriadiana e Naaman, enquanto um papel maior é recortado para o Marechal Vapula, que dá uma mão aos nossos para entenderem quem é quem, na luta pela liderança da polícia infernal. Personagens que estariam nas fileiras dos vilões na verdade revelam mais facetas, o que às vezes os tornam aliados de Harlan e companhia. 

Os desenhos de Longo são muito expressivos, particularmente eficazes em arquiteturas infernais perturbadoras. Os quadrinhos, carregados de pretos, transmitem uma certa profundidade graças ao uso habilidoso de tintas, sombras e hachuras.
 
 
Publicado originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot.com

Nenhum comentário: