terça-feira, 24 de novembro de 2020

 

Série:Dampyr nº 240
Episodio: Possessão
Textos: Stefano Pianni
Desenhos: Vanessa Belardo
Capa: Enea Riboldi
Letrista: Omar Tuis
Páginas: 96
Edição: Bonelli, 3-2020

 
 
 
Krzysztof está no trem para Lviv, na Ucrânia, sozinho em seu compartimento, até a fascinante Jadwiga entrar. Depois de ser seduzido pela mulher, Krzysztof vê a paisagem do lado de fora da janela tornar-se monstruosa, enquanto um dragão invade o vagão. Um momento depois ele acorda: parecia ter sido um pesadelo, mas o homem encontra sua pele toda cheia de bolhas.
Em um ambulatório em Lviv para pesquisas sobre cadáveres sem sangue, Harlan encontra com o jovem repórter Andreji, que está coletando informações sobre uma mulher que pode enlouquecer seus amantes, até levá-los ao suicídio. Isso teria acontecido com vinte vítimas, dentre elas o seu irmão Anton, que suicidou-se de um modo brutal, atirando-se na frente de um carro. Segundo o repórter, a devoradora de homens, chama-se Jadwiga.
Andreji e Harlan vão ao bar onde Anton conheceu a mulher. O barman Taras admite que se lembra dos dois, mas não informações úteis, pois está sob o controle de Jadwiga. Mas produtivo para Harlan e Andreji é ouvir o rádio da polícia, através do qual ficam sabendo de Krzysztof, que, sem entender acabou no hospital após se atirar de uma varanda. O homem fornece a Harlan uma descrição da Jadwiga e um caminho a seguir, que os levam à estação ferroviária. Jadwiga, no entanto, não fica à espera dos acontecimentos e também está atrás do jovem e do inexperiente Andreji.


Piani nos propõe um prazeiroso episódio de horror, com mortes cruéis e uma femme fatale que conduz a loucura, tema narrativo eficaz e terrível na sua simplicidade. Digno de nota é a homenagem prestada ao autor polonês, Stefan Grabrinski, também mencionada na introdução.
Belardo nos mostra um trato cristalino e limpo, que conota os personagens com uma certa expressividade. As principais características da desenhista são os detalhes que se destacam nas páginas, muitas vezes trágicos, e realçados com enquadraturas cinematográficas, como uma corda, um telefone, um martelo, um litro de soda cáustica. A linguagem visual às vezes oferece citações cultas, como as sombras nosferásticas que pairam sobre Jadwiga, quando o mal está prestes a irromper na sua vida.
 

 
 
 
Matéria publicada originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot.com

Nenhum comentário: