domingo, 8 de novembro de 2020

Série:Dampyr nº 239
Episodio: O condutor da Calábria
Textos: Claudio Falco
Desenhos: Francesco de Setema
Capa: Enea Riboldi
Letrista: Omar Tuis
Páginas: 96
Edição: Bonelli, 2-2020

  
 
 
Desde as revoltas anti Bourbon do final do século XVII, o Mestre da Noite Vrana, conhecido como o Cavaleiro de Altafoglia, tem vigiado os habitantes da cidade calabresa de Civita e, em particular, a família de Cosimo. Fundada por um grupo de albaneses liderados por Vrana na época das incursões dos turcos., Civita é o lar da maior comunidade albanesa da Itália, que guarda zelosamente as tradições do país de origem. 

Em Civita a gangue local da ndrangheta é comanda por Salvatore Marasco, que dirige seus subordinados de Hamburgo, com a ajuda de seu braço direito, Barreca. Vrana não aceita que Marasco ponha as mãos na cidade, e encarrega seu fiel não-morto Marnesh de sabotar as atividades do crimonoso. A certa altura Barreca tem como alvo a fazenda de Sara Greco, descendente de Cosimo, da qual pretende comprar o terreno.

Caleb toma conhecimento das vítimas sem sague de Marnesh, e manda Harlan investigar. Dampyr está acompanhado de Kurjak e Tesla depois do enésimo massacre de dois bandidos que estavam colocando uma bomba em um celeiro da fazenda de Sara.

Ao estar pessoalmente com Sara, Harlan nota em seu pescoço um medalhão herdado de Cosimo e que contém a matéria orgânica de Vrana. Graças ao colar, Harlan consegue manter contato com o Mestre da Noite, que declara que não tolerará interferências na guerra com Marasco. O confronto se dará na noite da festa das Vallje, as danças típicas locais que celebram a vitória de Skanderbeg sobre os turcos.

Falco atinge o alvo com um episódio convincente de cenário italiano, no qual ele mescla tradições locais, submundo e vampiros: o que mais você pode pedir de um quadrinho? O confronto com a máfia dá realismo à história, fazendo do Mestre Vrana um personagem "real", que atua na realidade contemporânea. Vrana prova ser uma figura multifacetada: embora interessado em seres humanos, ele está pronto para usar Harlan para seus propósitos. Assim como Draka, que confirma a alteridade dos Mestres da Noite, Vrana, no entanto, também demonstra um pertencimento, declarando que os arberesh são seu povo.

De Stena, estreiando em Dampyr, nos apresenta uma fiel reconstrução da Calábria, e nos acompanha em um bela tour entre as estradinhas e os becos do vilarejo. Muito eficazes as arquiteturas e lindo o galeão da página 45.


Publicado originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot.it

Nenhum comentário: