sábado, 31 de outubro de 2020

 
Dampyr #247 - O segredo de Robert Howard (Boselli, Genzianella)
 
Por David Padovani
 

Os leitores de Dampyr, depois de vinte anos de histórias já sabem bem: Harlan é muito mais do que um simples caçador de vampiros e as suas histórias não podem ser classificadas no gênero aventura, ou pelo menos, não somente nesse gênero. 
Um dos méritos de Mauro Boselli, como curador, sempre foi saber balancear histórias mais dinâmicas e com adrenalina a outras que, dentro de uma estrutura narrativa estruturada por uma forte continuidade, exploram acontecimentos históricos, mitos, lendas, folclore mundial, amalgamando-os na ficção do personagem e tornando-os um dos pontos fortes da série.
A segunda parte dessa dupla aventura dedicada a Robert E. Howard, ilustrada sempre por Nicola Genzianella, capaz de habilidosa eficácia entre ambientações de fantasia à paisagens do Texas dos anos 30, até vislumbres de ficção científica, superficialmente, pode parecer uma longa história que não leva à ação, mas ao diálogo e à narração de histórias. Mas, olhando mais de perto, esconde uma riqueza de narrativas e invenções que permitem a Boselli homenagear e contar a parábola biográfica original do pai de Conan, o bárbaro, ao mesmo tempo que fundamenta o fio dessa existência na costura da mitologia dampyriana, enriquecendo este último com elementos preciosos.
Genzianella, por sua vez, contribui com uma perícia de detalhe e de minúcia gráfica em cada quadrinho, igualando as muitas palavras da história com uma quantidade de elementos visuais igualmente importantes.


Falamos de:
Dampyr #247 - O segredo de Robert Howard
Mauro Boselli, Nicola Genzianella
Sergio Bonelli Editore, outubro/2020
96 páginas, a cores, 3,90


Publicado originariamente no site: www.lospaziobianco.it

Nenhum comentário: