terça-feira, 10 de março de 2020


Dampyr #239 - O condutor da Calábria (Falco, De Stena)


 
Di Michele Garofoli


Um dos filões narrativos mais interessantes que marcam a série Dampyr desde os seus primórdios são aqueles ligados ao folclore e as tradições regionais italianas, usadas em mais de uma ocasião para contar histórias nas quais Harlan e pards visitaram muitos lugares da Península na caça a Mestres da Noite. 
No staff de autores do personagem, Claudio Falco é seguramente um dos autores mais prolíficos neste âmbito e no "Condutor da Calábria" usa como pano de fundo a comunidade Albanesa, uma minoria étnico-linguística historicamente localizada no sul da Itália. 
Ligando-se a esta realidade local, Falco leva Dampyr a Civita, província de Cosenza, na pista do Mestre da Noite Vrana - historicamente conhecido como o Cavaleiro de Altafoglia, antagonista mais próximo em espírito e moral a Draka, pai de Harlan, ao invés das criaturas sanguinárias e cruéis da linhagem com quais o protagonista geral tem que lidar.
A história é sólida, bem equilibrada entre ação e sequencias nas quais se aprofunda a história e o folclore local, com ganchos para a realidade calabresa, bem inseridos para apoiar o enredo.
Nos desenhos temos a estréia de Francesco De Stena, imediatamente à vontade nas atmosferas escuras da série, com um estilo rico de preto e muito detalhado nos planos de fundo e no que diz respeito aos personagens. Uma pequena nota com relação ao trabalho do desenhista é a excessiva rigidez ainda presente nas expressões dos personagens, nem sempre eficaz para transmitir o estado de ânimo.

Falamos de:
Dampyr #239 - O condutor da Calábria
Claudio Falco, Francesco De Stena
Sergio Bonelli Editore, fevereiro/2019
96 páginas, em preto & branco, 3,90 euro



Matéria publicada no site: www.lospaziobianco.it

Nenhum comentário: