quarta-feira, 12 de dezembro de 2018


Série: Dampyr 224
Episódio: O santo vindo da Irlanda
Textos: Mauro Boselli
Desenhos: Desenhistas Dampyrianos 
Colorido: Romina Denti e Giovanna Niro
Capa: Enea Riboldi
Letrista: Omar Tuis
Páginas: 96 
Editora: Bonelli, 11-2018



Dampyr saiu com um número decididamente especial em novembro. Para festejar os dezoitos anos da série, de fato, a edição é a cores, com os desenhos de um staff de treze desenhistas e duas coloristas. Além disso, foi publicado em dupla versão: o clássico álbum de banca e um volume cartonado de grande formato.

Irlanda do Norte, Século VI DC. Depois de uma longa andança, o Princípe Finnian, se encontrou com o dampyr Taliesin, que confessou ter matado o padre transformado em não-morto por Vanth. Esta uma Mestra da noite, adorada pelos Etruscos como divindidade do submundo, e amante de Marsden. Finnian e o dampyr partiram em busca de Vanth e chegara a Lucca, então sob domínio bizantino, e também tiveram que enfrentar as maquinações do estrategista Gennadius, amante secreto da vampira.
Lucca, hoje. Harlan e Dolly MacLaine falam de Finnian, do qual Dolly soube por Draka. Na cidade toscana, Finnian era conhecido como o Bispo Frediano. Agora Marsden procura vingança contra Harlan e amigos e se aliou a SHo-Huan.
Enquanto isso, acordados por Sho-Huan, dois sacerdotes etruscos de Vanth fazem vítimas na área e recuperam um anel com a matéria orgânica da Mestre da noite. Graças a jóia, Sho-Huan assume o aspecto da Mestre da noite e enfrenta Harlan, Kurjak e Tesla. Mas ao lado deles se apresentam para o encontro outros potentes aliados.

Dos dois planos temporais da história, o primeiro se sobrepõe, com protagonistas Finnian e Taliesin. Elemento forte do plano presente, que certamente será retomado, está o drama de Kurjak, tormentado pela "pálida máscara", que desperta a preocupação de Tesla, a qual lhe presta cuidados amorosos nas cenas finais.
No contexto de Lucca, Boselli liga sabiamente o presente com um passado longe. Uma cena de quermesse de Lucca, com os nossos heróis cercados de alegres cosplays, ficou legal, dentre tantas outras. 
Graficamente este episódio, a cores, é dividido em quatro partes: a primeira desenhada por Michele Rubini, a segunda por Nicola Genzianella, a terceira por Michele Cropera, a quarta por Majo, com cores de Romina Denti e Giovanna Niro. Além disso, é um quadrinho com ilustrações que constituem parte integrante da história, como as cenas de batalhas ou visões, e foram realizadas por um grupo de desenhistas da Área Performance da Lucca Comics: Lucio Parrilo, Ivan Cavini, Paolo Barbieri, Alberto Del Lago, Edvige Faini, Luca Zontini, Antonio De Luca, Angelo Montanini e Dany Orizio. As ilustrações são extraordinárias para a técnica e para a construção da página, são todas belas e sugestivas, e resulta difícil apontar as favoritas.
Particularmente inspiradas também as páginas dos "desenhistas dampyrianos", como o quadrinho de Cropera da página 66, cujas sequências "crepaxianas" contam o renascimento de dois não-mortos, enquadradas em tiras de sangue. Rubini tem um estilo angular, também para as faces dos personagens, que bem se adapta aos rudes tempos medievais, cuja parte da história é ambientada. 
Genzianella tem um estilo sempre expressivo, com uma certa ênfase sobre as emoções dos personagens; a ele foram confiadas as cenas eróticas da deusa Vanth, com desenhos quentes, com predominância de tons vermelhos e roxos. 
Depois há a inconfundível mão de Majo, que conclue a história, com os seus eficazes monstros, como o não-morto que mostra os dentes na página 76, e páginas quase pitorescas, como a página 94, em que Harlan é arrastado por dois monges monstruosos em direção ao altiplano Lovecraftiano de Leng. As imagens de extrema verticalidade é inspirada em uma fotografia que Majo encontrou em um book fotográfico sobre o Himalaia.
Definitivamente este é um episódio especial, não somente pela cor, pela participação de um grande número de desenhistas, pela edição dupla, mas também pela ambientação em Lucca: há muitos pontos conhecidos da cidade, como a Basílica de São Frediano, a Praça do Anfiteatro, a Torre Guinigi.
Alguns dias antes do lançamento nas bancas, este mesmo episódio foi publicado em um volume de grande formato, apresentado na Lucca Comics. Disso, porém, trataremos em um próximo post.



Crítica publicada originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot.it

Nenhum comentário: