quinta-feira, 6 de dezembro de 2018


Dampyr #224 - O santo vindo da Irlanda (Boselli - Artisti Dampyriani) 

por David Padovani
Anunciado durante a Luca Comics 2017, chega concomitantemente com a edição do evento em 2018, o Dampyr #224, álbum ligado duplamente ao evento da cidade da região da toscana.
Escrito por Mauro Boselli e ilustrado por quatro colunas da série: Michele Rubini, Nicola Genzianella, Michele Cropera e Majo - e os desenhos são colorizados por Romina Denti e Giovanna Niro -, o número tem uma particularidade de inserir no corpo da narração as explêndidas ilustrações de nove representantes dos Artists Playground que todo ano expõem na feira.
Boselli funde finamente folclore e a lenda de Lucca com duas linhas narrativas da série, fazendo encontrar São Frediano, monge irlandês que se transforma no bispo da cidade, com Taliesin - o Dampyr da época medieval - e faz repercurtir os eventos no presente narrativo de Harlan e pards na cidade da Toscana.
A aventura é profundamente inserida na continuidade, apesar de acontecer em apenas um álbum, e é seguramente prazeirosa tanto aos leitores apaixonados quanto para aqueles casuais. Boselli aproveita para lançar a base do próximo grande encontro que irá envolver Dampyr, o encontro com os Grandes Antigos de lovecraftiana memória.
Eficazes as páginas do álbum, sobretudo os estilos de Genzianella, Cropera e Majo - normalmente ricos de detalhes, tons de cinza e contrastes de luz e sombra - sofrem o aporte das cores e perdem a potência e a intensidade que dão a eles habitualmente o preto e branco. Menos penalizado foi Rubini, cujo traço é mais adaptado a colorização.
 


Crítica publicada originariamente no site: www.lospaziobianco.it

Nenhum comentário: