sábado, 7 de novembro de 2015


Lucca Comics & Games 2015, Sergio Bonelli Editore: A nova temporada de Dampyr

Giorgio Giusfredi apresentou na Lucca Comics  & Games 2015, na qualidade de vice de Mauro Boselli, sobrecarregado pelos compromissos, o painel dedicado a Dampyr. O autor e editor da Toscana, nascido na cidade que hospeda a Torre Guinigi, segurou simpaticamente a platéia na ausência imprevista, com uma citação aos inimigos do protagonista: 

"Mauro não pode vir porque o trabalho se faz premente e tinha que escrever algumas páginas para Dampyr, mas está em contato comigo, como um Mestre da Noite, através  de  seu  material orgânico contido no meu anel. Direi e farei apenas o que ele quer."

Em seguida, deu um anúncio inesperado que será extremamente prazeiroso a todos os fans dos Matadores de Vampiros, assim como foi para o público da Sala Tobino: O retorno de Maurizio Colombo, co-autor junto com Boselli, do Filho do diabo:

"É com enorme prazer que posso confirmar para vocês que Maurizio, depois de tanto tempo e do parêntese "Lamiah Vive!", que fez dois anos, retornou a escrever regularmente para Dampyr."

Giusfredi na sequência, introduziu alguns dos desenhistas do staff da coleção de horror da Sergio Bonelli Editore, começou por Claudio Stassi e Daniele Statella, que juntos com o colega Alessio Fortunato, apresentaram na feira, "Profundo Negro", o novo portfólio dedicado a Dampyr e aos monstros classicos do cinema.

A palavra então foi passada a um veterano do personagem, Nicola Genzianella, que recordou:


"Este ano, tenho a dizer-lhes, Dampyr completa 15 anos. Não são poucos, estou satisfeito com esse marco, que esperamos seja o primeiro de tantos.


[...] No ano que vem, veremos uma história minha ambientada em Cagliari, escrita por Boselli. Penso que sairá em abril. Tem haver com o Quarto Especial, desenhado por Maurizio Dotti: A viagem dos loucos. E posso dizer-lhes que Nergal retornará. [...] Agora estou trabalhando em uma história de Colombo. Será uma história breve de 32 páginas em uma grade muito mais livre, toda centrada em Tesla. Vocês verão em novembro de 2016, no primeiro Magazine de Harlan & Companhia."


No Magazine, haverá também uma história de Boselli e Paolo Bacilieri, cujo título é "O rei do lago", sobre o pintor falecido, John Bauer.

Novembro será um mês especial para Dampyr, porque a séria atingirá a marca de 200 números e teremos uma outra coluna da série, Mario Rossi, que "encarnará" uma história perturbadora e delirante de Boselli sobre Erlik Khan. Genzianella voltará na edição 201, trazendo de volta Sho-Huan e Black Annis em grande forma, ossos duros para os nossos protagonistas.

O autor Giovanni Di Gregorio, frisou o fato de quanto é divertido mas, desafiador Dampyr: 


"Dampyr faz os leitores literalmente viajarem pelo mundo, os faz conhecer lugares famosos e não usuais, tradições, folclore, sabores. Mas precisa documentar-se atentamente e talvez viajar, visitar os locais que aparecerão nas nossas aventuras. Se vai estar com Mauro Boselli que é uma enciclopédia ambulante, você não pode vacilar, porque o primeiro a te dispensar será ele. Contamos o mundo e a atualidade em termos crus, mas também em forma de romance, mas partimos sempre de uma base sólida. Há muitas referências aos elementos sócio-culturais do presente e do passado. Não parece que existam títulos da Bonelli que façam algo parecido.

[...] Tanto eu quanto Claudio Stassi vivemos em Barcelona, por isso pensamos em uma trilogia espanhola. Tivemos uma história contextualizada na metrópole catalã e a segunda na Galícia, que visitei e gostei muito, onde se encontra a Costa da Morte; que carrega o triste status de ser o local com o maior número de náufragos da história da humanidade. Será uma história de marinheiros e fantasmas, não de vampiros, em um ambiente duro e selvagem. Estou falando muito. Para o terceiro capítulo hispânico não tenho nada de definitivo."


Então tomamos conhecimento que Nicola Venanzettu e Daniele Statella estão cimentando uma história sobre a Ku Klux Klan, que se passará na América, enquanto Fabio Bartolini está desenhando uma história ambientada em Botswana.

O Dampyr de janeiro se intitulará "A sombra de Tziao Min". Contém, como podem intuir o retorno de um Mestre da Noite conhecido e será desenhado pela jovem Silvia Califano. Tem ligação com o Dampyr Especial - O livro do tempo perdido, ambientado no futuro. Em janeiro veremos se alguns dos eventos narrados no Especial, acontecerão realmente.

Giusfredi também antecipou:


[...] Luigi Mignacco e Andrea Del Campo, na primavera (européia), nos guiarão entre a desolação de Chernobyl, na cidade radioativa e fantasma de Prypiat, na Ucrânia.

[...] Como estão fechados e se fecharão ciclos fundamentais, como aquele da Dimensão Negra, outros se abrirão e que ampliarão a já rica continuidade. No verão (europeu) Dario Viotti, Marcello Mangiantini e Michele Rubini desenharão novos ciclos que envolverão o primeiro Dampyr: Taliesin.

[...] Veremos também o último Dampyr, Charles Moore, mas não posso acrescentar nada, para "não dar com a língua nos dentes". 

No que se refere o Especial finalmente, Fabrizio Longo desenhará  o primeiro assinado por Moreno "Zagor" Buratini. Será ambientado no inferno de Dante Alighieri, onde Moreno selecionou algumas passagens fundamentais para a trama. Procurou, com precisão, estar próximo da tradição iconográfica dantesca, mas com algumas variações.


Matéria publicada originariamente no site: www.badcomics.it

Nenhum comentário: