terça-feira, 3 de novembro de 2015


CRÍTICA - DAMPYR

Título: Dampyr 177 e 178
Episódios: Desaparecidos / Os Vagabundos do Infinito
História: Mauro Boselli
Roteiro: Mauro Boselli
Desenhos: Alessandro Bocci 
Colorido: Não
Capa: Enea Riboldi
Letrista: Omar Tuis
Páginas: 96 (cada edição)
Editora: Sergio Bonelli Editore












Faltava comentar essa aventura dupla na qual Harlan, Kurjak e o detetive Simon Fane, encontram-se na "Casa à beira do precipício do mundo" e vagam sem destino pelo Multiuniverso.

Desaparecidos:  Harlan e Kurjak encontram-se em Londres porque lhe foi confirmada a presença do mago Sho Huan (que foi apresentado aos leitores na história ambientada no Teatro Gran Guignol de Paris) que, através de sessões, consegue fazer com as pessoas se comuniquem com seus entes mortos, invocando-os fisicamente.
Além de se lançarem a a busca de pistas, os nossos caçadores de vampiros, têm um prazeiroso encontro com o cientista Zardek, que expõe algumas de suas teorias sobre pessoas desaparecidas. Se os interlocutores de Zardek não fosse experts em sobrenatural, estas teorias, considerar plausível o rapto por criaturas encantadas e viagens multidimensionais, pareceriam delírios de um louco, apesar de ser matematicamente comprovadas.
Graças a Shady, Harlan e Kurjak assistem a um espetáculo de Sho Huan, mas não conseguem capturá-lo quando encontram a moradia dele em Cardiff. Imediatamente percebem que se trata de uma casa capaz de viajar no Multiuniverso e, na primeira "parada", socorreram uma pobre mulher de monstruosas criaturas.

Os Vagabundos do Infinito: Enquanto viajam, enfrentando perigos, Harlan percebe que a misteriosa mulher que salvaram, conseguiu cativar Simon Fane, e não tarda reconhecê-la, é a vampira Lady Nahema. 
Para não sucumbir aos perigos das viagens multidimensionais, a vampira propõe uma trégua com os nossos heróis mas, apenas chegam ao vilarejo onde as Guardiães da Lei esconderam o jovem dampyr (nascido da união do Mestre da Noite Mordha com Joan), procura entregar o rapazinho a Sho Huan.

Mauro Boselli nesta aventura trouxe à tona, numerosos personagens que apareceram ao longo da série, conseguindo incluí-los no contexto. Também desta vez o autor destila na mesma aventura, diversos gêneros literários, do folclore ao suspense criminal, e até tiros em criaturas com tentáculos e homens peixe.
Desenhistas como Alessandro Bocci contribuem para dar prestígio e longevidade à série, às páginas são detalhadíssimas e limpas, embora tenha sido necessária uma versatilidade incrível para as ambientações e uma boa imaginação para dar um rosto e um corpo às criaturas das dimensões mais remotas.


Publicado originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot.it



Nenhum comentário: