quinta-feira, 8 de outubro de 2015


CRÍTICA - DAMPYR

Número: 175 
Episódio: O Carrasco
Argumento: Giovanni Di Gregorio
Roteiro: Giovanni Di Gregorio
Desenhos: Claudio Stassi
Capa: Enea Riboldi
Letrista: Luca Corda
Mês: 09-2015
Colorido: Não
Páginas: 96

Esta aventura de Dampyr se passa na Espanha, mas não haverá praias ensolaradas e nem menos discoteca para os nossos heróis, para ele são aguardados fantasmas revividos da Inquisição Espanhola sedentos, como então, de sangue e de dor.

Harlan, Tesla e Kurjak são enviados pelo Professor Milius a Barcelona onde, em ocasião da Tarasca, encontrarão o Professor Amades, expert no folclore local.
O Professor afirma de ter encontrado semelhanças entre os recentes homicídios acontecidos na cidade com o "modus operandi" di Bernat Milà, conhecido ao fim do século XIV como "O Carrasco", por isso quer valer-se da competência do trio de matadores de vampiros para ajudá-lo a entender o que está acontecendo.
Mas há um outro fantasma que impõe ainda a sua presença na cidade catelã, se trata da ditadura franquista, responsável por numerosas vítimas, bem como, pelo fim da amizade entre Amades e o Senhor Vildecanes.
Quando Amades é raptado, o Team de Caçadores de Vampiros, juntos com Vildecanes, deverá combater um potente demônio, capaz de invocar as almas do passado e, inesperadamente, terão um ajuda de Praga.

Giovanni Di Gregorio, residente há muito tempo em Barcelona, realizou uma das melhores histórias de 2014. A história é digna de um filme de horror de qualidade, a começar pelo script. A atmosfera escura segue por toda a história com alguns picos tensão realmente bem orquestrados. A cidade, em polvorosa com a festividade das máscaras, não consegue manter selado os macabros segredos assinalados na história e basta realmente pouco para trazê-los à tona com efeitos nefastos.
A estréia de Stassi na série, ele também reside na Espanha, se revela grandiosa, não somente pela fidelidade com que reproduziu o Bairro Gótico mas, sobretudo, pelo apurado uso das sombras, os detalhes macabros e arrepiantes detalhes.


Matéria publicada originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot.com

Nenhum comentário: