terça-feira, 29 de outubro de 2013


O DAMPYR ASSINADO POR BACILIERI (E BOSELLI)

Está nas bancas o nono Dampyr Especial - "Os Estudantes da Escola Negra", escrito por Mauro Boselli e desenhado por Paolo Bacilieri. "Um conto bizarro" como o descreve, o site da Sergio Bonelli Editore. Especial e bizarro: duas palavras mais apropriadas, quando se trata de uma edição assinada por Bacilieri. Um dos desenhistas de ponta da Bonelli, que oferece uma elevada dose de excentricidade gráfica ao estilo das séries tradicionais italianas.

Ausente de uma série regular desde os tempos de Napoleone, e depois as colaborações na mini-série Jan Dix e no romance em quadrinhos - No Planeta Perdido, Bacilieri torna a desenhar uma edição bonelliana com texto do co-criador da série, Boselli. Deste agradável retorno - algumas páginas abaixo, inéditas e exclusivas - falamos rapidamente com o desenhista de Verona.

"Eu nunca pensei em desenhar um Dampyr. E por incrível que pareça, para minha grande surpresa, um dia, Mauro Boselli, me perguntou se eu poderia fazer um Especial. Fui advertido na redação: "Trabalhar com Mauro não será um passeio, você verá! Foi tudo tranquilo. De fato, foi muito agradável trabalharmos juntos. Acredito que houve uma sintonia fina, me deu autonomia, além do esperado. Do resto, gosto muito das suas histórias bonellianas "sólidas como colunas de pedras" (ele é uma das colunas da editora, não por acaso). Essa que desenhei se passa em uma Islândia - uma medieval e uma atual - evocativa, densa de elementos de horror, com aventuras, mitologia... Mauro, é um escritor preciso e uma pessoa culta, me ajudou dando-me uma grande quantidade de material relacionado. E o meu amigo Enea Riboldi desenhou uma capa fantásica!"

A propósito de sua colaboração com a Bonelli, Bacilieri acrescentou:

"De desenhista Bonelli regular - como me orgulho de ser, mesmo que ninguém acredite - simplesmente me coloco a serviço do personagem e da história. Penso que fazer esse tipo de quadrinhos seja um raro privilégio. Não acredito que sejam muitos os editores, no mundo, que te permitam fazer um quadrinho longo de aventura em preto e branco. Talvez no Japão. Adoro o preto e branco, prefiro ao colorido. E a propósito do preto e branco, talvez a principal dificuldade com Dampyr tenha sido... o preto. Tendencialmente, o meu desenho se coloca numa zona "linha clara sobre um fundo cinza". Nessa história, trabalhei os pincéis, de modo a obter um preto denso e compacto."
Matéria publicada originariamente no site: www.fumettologica.it

Nenhum comentário: