sábado, 5 de outubro de 2013


HALOWEEN A ITALIANA!

Com a edição que foi para as bancas no último dia 3 de outubro, Dampyr festeja o Halloween antecipadamente em Todos os Santos, com uma aventura de autoria de Mauro Boselli e desenhada por Marco Santucci e Patrick Piazzalunga.
Com um apelido bem peculiar, a procissão dos mortos realizada todos os anos, em Todos
os Santos, região dos Pirineus e em algumas remotas aldeias da região, ainda se celebra: a fila das "almas". Cada um com sua tocha acesa, pelas escuras vielas. Sugestiva e um pouco macabra, como muitas das tradições italianas de 31 de outubro a 1º de novembro, muitas, desapareceram ou estão em via de desaparecer, que só vemos nos livros pertinentes ao assunto (como o imperdível, para os apaixonados por cultura popular, "Haloween", de Eraldo Baldini e Giuseppe Bellosi, editado pela Einaudi Estilo Livre).

A série sempre esteve atenta aos ritos e as lendas do folclore italiano e às estrangeiras. O folclore da Sardena e da Córsega, são exemplos de inspiração de duas edições clássicas: "As Terminadoras" (Dampyr 59, de Boselli-Majo) e "Os Caçadores de Sonhos" (Dampyr 91, de Boselli-Genzianella). Desta feita, em homenagem ao Haloween italiano, que não deve nada aquele céltico, levado para a América, a história dampyriana de outubro, apresenta um dramático contraste entre as antigas tradições e as atuais: a luta, em um imaginário lugarejo, entre uma pacífica comunidade e um bando moderno de impiedosos serial killeres, adeptos do massacre gratuito da cultura americada... Quem vencerá? 
Matéria publicada originariamente no site: www.sergiobonellieditore.it

Nenhum comentário: