domingo, 26 de maio de 2013


Matéria publicada no blog: gliaudaci.blogspot.com

Dampyr #158

Noite no Grand Guignol

Qualquer apaixonado por Dylan Dog dos tempos antigos recordará a mítica edição 31 da série do "Indagador do Pesadelo"; presenteado a nós por Tiziano Sclavi/Luigi Piccatto, que foi às bancas em abril de 1989. O título da edição foi "Grand Guignol", nome do teatro parisiense, fundado por Oscar Métémer, mais ou menos na última década de 1800, que apresentava o gênero horror, tendo como característica cenas fortes (bem expostas na introdução pelo desenhista da edição, Alessio Fortunato, que levou o Teatro Grand Guignol para Castellanata, um local bem próximo do QG do "dos Audazes"... mas isso é outra história!)
Em suma, os bravos amantes do horror e sobretudo das histórias de horror, os autores desta história dampyriana "Noite no Grand Guignol" - Boselli e o já citado Fortunato -, todos prestam homenagens às cenas do citado teatro.
Monseir Mathis decide restaurar o Grand Guignol numa Paris dos dias atuais, sem receio algum, também graças ao sedutor Príncipe Sho-Huan, a quem ele confia as cenas do espetáculo. Este "Príncipe" tem certamente algo a esconder, e quando a ficção começa a se confundir com a realidade, o horror dos espetáculos começa a matar de verdade. Por sorte (e por acaso ou por vontade do autor de Dampyr) o nosso Harlan Draka se encontra na vizinhança, junto a bela Angelique, com quem investigará essa loucura, e um personagem se assemelha ao mago (que realmente existiu) Aleister Crowley, figura notória por suas ligações com o ocultismo e por ter serviço de inspiração por movimentos satanistas e grupos de rock. Em suma, as reviravoltas na história, nos leva a um final que revela algumas coisas e abre espaço para a continuidade.
Uma edição de Dampyr, como já aconteceu em outras ocasiões, um pouco difícil "para leitores novatos", com fortes ligações com a continuidade dampyriana, mas de alguma forma permeada por uma atmosfera sombria e que marcará mesmo após ser lida. A frente dos desenhos, o elogiadissimo Alessio Fortunato: como se sabe, quando você conhece a pessoa "ao vivo", fica fácil distribuir elogios. No entanto, mesmo confiando em nos "Audazes", devem dar uma olhada nas páginas tão bem desenhadas dessa edição, na narrativa madura de um artista em constante evolução, que nunca está satisfeito e nunca decepciona. 

Giuseppe "Giuppo" Lamola

 



Dampyr 158
TÍTULO: Noite no Grand Guignol


DATA DA PUBLICAÇÃO: maio de 2013
HISTÓRIA E ARGUMENTO: Mauro Boselli
DESENHOS: Alessio Fortunato
CAPA: Enea Riboldi
EDITORA: Sergiobonellieditore

Nenhum comentário: