sexta-feira, 18 de março de 2011


LUCREZIA

Durante o autunnonero 2010, foi distribuído uma pequena edição sobre Lucrezia, que será o Especial 2011. Na edição, os irmãos Andrea e Alessandro Scibilia, fazem um pequeno detalhamento sobre Dampyr e Lucrezia:

Dampyr
Dampyr é uma criatura do folclore balcânico. Um homem capaz de matar os nosferatu e os vurdalak, ou seja, os não-mortos sugadores de sangue, os vampiros! Dampyr com D maiúsculo, é ao invés, um herói dos quadrinhos, nascido em 2000, da mente dos argumentistas Mauro Boselli e Maurizio Colombo, publicado todo o mês pela Sergio Bonelli Editore (a editora de Tex, Dylan Dog, Martin Mistery e Zagor) e já atingiu o expressivo número de 128 edições. O seu nome é Harlan Draka, filho do Mestre da Noite, Draka. Precisamos esclarecer, de fato, que os vampiros do seu mundo, não são exatamente os mesmos que conhecemos do cinema. Aqueles que queimam à luz do sol e podem ser destruídos com uma estaca de madeira plantada no coração, são simplesmente os não-mortos, escravos, dos Mestres da Noite. Estes últimos, ao invés, constituem uma raça de cruéis e carismáticas, super criaturas que vivem há milênios ou são de uma realidade paralela. Têm múltiplos poderes, como aquele de mudar de forma, são praticamente imortais e invuneráveis, salvo uma pequena praticularidade: o sangue de Dampyr, para eles, letal!
Conhecendo este seu "dom", Harlan, com a companhia de um ex-soldado sérvio, Kurjak, e de uma não-morta rebelde, a bela Tesla, decidiu dedicar sua existência a combatê-los. E, dito assim, parece um jogo. Mas não o é. Há dez anos, tendo como base um refúgio seguro, um mágico teatro em Praga, suspenso entre a realidade e o sonho, onde temos um estranho personagem, Caleb Lost, que talvez seja um anjo, Harlan e seus companheiros arriscam a vida em todo lugar do nosso e de outros mundos. E não enfrentam somente vampiros, mas pesadelos, fantasmas, magia negra e monstros de todos os gêneros.
Entre os aliados ocasionais, estão os parapsicólogos da Universidade de York, entre eles Maud Nightingale, a médium que aparece na edição especial Lucrezia.


Lucrezia
A história narra que em 1300, o Marquês de Dolceaqua, Imperiale Doria, chamado "O Tirano", reintroduziu o uso do "Ius Primae Noctis", lei segundo a qual, a nova esposa deveria passar sua noite de núpcias, com o Marquês de Dolceaqua.
Lucrezia era uma adolescente de dezenove anos, sobre a qual, o Marquês tinha "posto os olhos". Namorada de um rapaz de Dolceaqua, chamado Basso, decide casar em segredo para fugir da bárbara lei, mas durante os festejos, os guardos do Marquês, invadem a casa dos noivos e sequestram Lucrezia e a levam para o castelo do Marquês.
Levada contra sua vontade para a cama do tirano, a jovem luta com todas as suas forças para não pagar o odiado tributo, e, diante de tanta resistência, o Marquês a manda para as escuras e úmidas masmorras do castelo, pensando assim quebrar a sua resistência nos dias seguintes. Lucrezia, apesar do duro tratamento, não muda sua decisão e prefere morrer de sede e de fome.
Quando todos tomam conhecimento da trágica notícia, a gente de Dolceaqua, capitaneada por Basso, planeja vingança.
O jovem marido, louco de dor, decide entrar no castelo com um estratagema.
Se esconde num monte de feno, no lombo de uma mula e a alta noite, se dirige para as portas do castelo. Com a cumplicidade de um guarda, consegue entrar no quarto do Marquês, e, armado somente com um punhal, ameaça de morte "O Tirano", ordenando-lhe que promulgue um decreto abolindo o
"Ius Primae Noctis".
Este evento ocorreu na noite de 15 de agosto de 1348, dia de alegria para Dolceaqua, mas também de tristeza pela morte de Lucrezia.
Daquele dia, muitos sustentam de terem visto o fantasma de Lucrezia vagar triste e silenciosa entre os muros e salas do Castelo dos Doria... Mas esta é uma outra história!


Dias após o evento (autunnonero/2010), foi disponibilizada para compra, um desenho de Michele Cropera, colorizado por Alessandro Sciblia, relacionado com Lucrezia.

Nenhum comentário: