quinta-feira, 11 de setembro de 2008

TODOS OS HOMENS DE DAMPYR... Parte III

Outros Inimigos

Thorke
É um ser antigo e do mal, que retornou recentemente a face da Terra, depois de ter vagado por muito tempo em outra dimensão. Esta criatura demoníaca, sedenta de carne humana, tem ensinado aos homens, nutrir-se da carne de outros homens. Os seus ensinamentos e suas intromissões na vida humana, são a base dos episódios de canibalismo pelo mundo, os mais ou menos recentes.

Thorke é poderosíssimo e imortal. Não foi derrotado definitivamente por Harlan Draka, que correu risco de morte quando o enfrentou. Na edição 32 “Os Insaciáveis”, o demônio vem a raptar Rose, uma mulher que tinha oferecido hospitalidade a Harlan e sua filhinha Ljuba.

Na edição 64 “Os Sonhos de Lisa”, se descobre que Thorke, transformou Ljuba-Lisa em sua seguidora e tem um encontro com Caleb Lost, e deixa esse encontro com seus poderes diminuídos, como veremos na edição nº 84 “A Congregação da Lua Minguante”.


Ljuba-Lisa
Quando está em Praga, Harlan Draka trabalha como livreiro e trabalha na livraria Obrazek. Numa tarde fria de outono, entrevê pelos espaços da livraria, uma jovem mulher, loira e pálida, e se apaixona. Esta mulher é Lisa, uma das figuras mais intrigantes da saga Dampyriana. Aquela que no início parecia romântica, no início do namoro, se revela com o decorrer das páginas, uma pessoa cruel. A personalidade de Lisa, que num primeiro momento parece frágil e perturbada, ao manter contato com as pessoas, descobre-se que na realidade é completamente maligna. O verdadeiro nome de Lisa é Ljuba, uma criança ucraniana que Harlan Draka, não titubeia em salvar das mãos de Throke, juntamente com sua mãe, pela qual está enamorado. (Edição 32, “Os Insaciáveis”)

Transformada em adulta precocemente Lisa, é utilizada por Thorke, para destruir Dampyr. Mas apenas quando parece totalmente a mercê de Thorke, um ato de amor de seu velho tutor lhe restitui sua humanidade. Isto permite Dampyr salvar-se de Thorke (também graças à ajuda de Caleb Lost). Mas a intervenção de Caleb não impede Thorke de retormar o controle de volta, sobre Lisa, que retorna na edição “A Congregação da Lua Minguante”, numa aventura que fará lamentar-se de sua aparência primitiva. Lisa aparece nas edições nº 32, 64 e 84.


Lobos Azuis
Aparentemente é uma simples associação de extrema direita, com tendência ao esoterismo. Mas os “Lobos Azuis” são muito mais que isso, eles descendem de Gengis Khan, e têm a ambição de comandar a humanidade. Para fazer isso, estão à procura da arma secreta dos Cavaleiros Teutônicos, o Elmo de Gengis Khan. O guia dos Lobos Azuis é a Família De Vere. Depois que o chefe da família Roger, passou o bastão a Christian e ao filho dele Lester. Este último, lutando com Draka e Harlan, encontra o Elmo de Gengis Khan e se considerando herdeiro de Gengis, utiliza em si próprio o referido Elmo, que o transforma em um ser monstruoso. Posteriormente matará seu pai e será eliminado por Harlan.

A liderança dos Lobos Azuis passa finalmente a Martin De Vere, irmão de Lester, que dirige suas buscas, primeiro para os resultados dos experimentos de Temsek - empresa construtora de armas, capitaneada por Lord Marsden, inimigo Mortal de Draka - e, em seguida, para as místicas “suásticas”, instrumento que lhe permitirá conquistar o trono de “Rei do Mundo”, usurpado por Draka. Uma dessas “suásticas”, esteve por meio século de posse dos De Vere, que a tomaram de Rudolf Hess, mas na edição “O Castelo de Barba Azul”, foi recuperada por Harlan.
Procurando o segundo exemplar, Harlan e Martin tornam a se encontrar na edição “O Exército da Morte”, e nesta ocasião Martin retomará a posse da “suástica”, podendo depois penetrar no vilarejo encantado de Radzin e reunir as duas “suásticas”. Comparado a Lester, homem de ação, impregnado de ideologia, Martin é mais maquiavélico e flexível, como se vê no complô que armou contra Matthew Shady.
Na edição 100, inesperadamente aliado a Harlan, poderá finalmente chegar à cidade mágica do “Rei do Mundo”, mas escapará de lá, para fugir da ira de Draka. Os Lobos Azuis aparecem nas edições 21,22,31,46,97-98,99 e 100)

Matéria originariamente publicada no site www.ubcfumetti.com/dampyr sob o título “Tutti gli uomini del Dampyr - galleria dei comprimari”, di G.Del Duca, A.Tripodi, C.Crimi Trigona, C.A.Rossi, no dia 18 julho de 2008.

Nenhum comentário: