terça-feira, 9 de setembro de 2008

TODOS OS HOMENS DE DAMPYR... Parte II

Os Mestres da Noite

Draka
No variado mundo de Dampyr, cabe um papel importante a Draka, pai de Harlan. Pertence a estirpe dos Mestres da Noite, chegaram ao nosso Planeta há tempos imemoriáveis; tem em si todas as características típicas dos vampiros clássicos da literatura e do cinema: uma combinação de romantismo com crueldade com os adversários. Draka é protagonista na guerra entre os Mestres da Noite, pela posse de objetos místicos capazes de abrir portais para outros mundos e por esse motivo quase todos os Mestres da Noite, querem destruí-lo. O motivo para que, conscientemente, exista um Dampyr no mundo, ainda é um mistério que Harlan gostaria de esclarecer. Com isso em mente, Dampyr se deixa envolver relutantemente em missões misteriosas e é sugestionado por seu pai, que aparece nos seus sonhos, quase sempre com experiências carregadas de sofrimento. Harlan reluta em admitir, mas tem ódio pelos Mestres da Noite e segue os traços de seu pai, mesmo quando seus amigos lhe chamam a atenção, para possíveis armadilhas.

Draka apesar de seu senso de moral e justiça, frequentemente contra seus inimigos, não lhes reserva nenhuma piedade: é nesses momentos, em que revela toda sua crueldade de Mestre da Noite, transformando-se num ser monstruoso, destruindo seus inimigos com seus dentes afiadíssimos. Sensível aos encantos femininos, amou profundamente várias mulheres como, precisamente, a mãe de Harlan, todas infelizes e destinadas a morrer antes dele, por ser uma criatura superior. Além de seus fiéis não-mortos, pode contar com um incrível número de aliados, entre os quais se destaca o Mestre da Noite, Erlik Khan, sempre acompanhado do abominável Kagyr Khan, uma monstruosa criatura do mundo dos Mestres da Noite. Entre os mais acirrados inimigos de Draka, está Lord Marsden, podero Mestre da Noite, também interessado nos objetos místicos que abre portais tridimensionais. Antes de Harlan, procurou criar um outro Dampyr, mas não obteve sucesso. O resultado foi o triste Varney, que suicidou-se na cratera do Vesúvio. Muito presente na série, suas aparições mais importantes foram nas edições 2,21,22,27,52-53,93-94,100.


Nergal
Entre os Mestres da Noite, Nergal é de acordo com as histórias de Caleb Lost, um dos primeiros, senão o primeiro sobre a Terra: como tal, possui uma bagagem de experiências notáveis, mesmo para um Mestre da Noite.
Nergal, para se tornar ainda mais temível, fez uma estreita aliança com a “outra parte”, ou com aqueles que podemos definir como Força Infernal, uma aliança que tem garantido, um aumento de seus poderes, o domínio sobre os muitas criaturas infernais e poderes muito além para um Mestre da Noite comum.

Segundo Caleb, o poder de Nergal pôde ser medido várias vezes por ele no curso da história, particularmente quando revela poderes extras.
Nunca foi explicado o motivo da milenar briga entre Nergal e Caleb, nem o ódio que Nergal nutre por Draka (a bem da verdade, Nergal não e o único Mestre da Noite a odiar Draka tanto assim) Por outro lado, não sente ódio por Harlan, que preferia que estivesse do seu lado.
É um personagem demoníaco, carismático, dotado de senso de humor e transmite indiferença. Fisicamente se assemelha ao ator Vincent Price.
Ao contrário de muitos Mestres, prefere uma abordagem discreta. Tem o perfil de um jogador de xadrez... é paciente!
Os seus aliados são muitos: o demônio Belyalis (derrotado por Harlan); os Naphidim (o Vigilante, cujos olhos vigiam tudo o que acontece na Terra); o Doutor Sommerling (um homem que Nergal deu a vida eterna e poderes sobre-humanos); a esplêndida demônio Nahema e seus não-mortos.
Entre seus aliados ocasionais, temos também, o príncipe dos sedutores, Samael, irmão demoníaco de Caleb. Entre eles não existe amizade, também porque Samael, ao contrário de Nergal, possui ainda um senso de honra, que o faz desprezar os maquiavélicos planos de Nergal.
Outro personagem, mesmo contra sua vontade; com quem Nergal mantém relações é Nikolaus, agente das Forças Infernais em Praga, cidade disputada entre Negal e Caleb Lost, do qual Nikolaus e amigo/inimigo.
Nergal tentou várias vezes trazer Harlan para o seu lado, começando na sua juventude (como descobrimos na edição “Três velhas senhoras). Assim fazendo, Nergal colocou o equilíbrio em risco, pois na qualidade de chefe da Polícia da “outra parte”, ficar atento com as três tias de Harlan, a quem tem tentado chantagear, por um erro cometido por elas. (Nergal aparece nas edições n° 12,23,51,54,62)


Amber Tremayne
São poucas suas aparições, mas deixaram marcas. Belíssima Mestra da Noite, de cabelos ruivos, aparece a Harlan na Cornuália, na edição brasileira n° 3 “Fantasmas de Areia”, inicialmente na pele de uma menina indefesa. Somente depois se revela a Dampyr, como uma velha amiga de seu pai Draka, e pedir-lhe-á ajuda para resolver uma velha questão deixada em suspenso, a morte do Mestre da Noite Kostacki.

Amber volta como protagonista na edição 43 “A Lenda de Amber”. Na referida edição, descobriremos o envolvimento da bela vampira na epopéia da Távola Redonda: Amber, na pele de Ambra, a rainha dos Venedotos, faz com que o general Romano Magno Massimo se auto-intitule imperador do povo da Bretanha, e modificando o próprio corpo, tem um filho dele, Aurélio Ambrosio, o Mago Merlin, das lendas da época do Rei Arthur. Na edição 100, saberemos que a bela vampira, que se parece com a atriz Nicole Kidman, é irmã de Draka. (Amber Tremayne, aparece nas edições 3 e 43-44)


Erlik Khan
Entre os Mestres da Noite, Draka não é unanimidade: por um motivo ou outro, seus “colegas” Mestres da Noite, o odeiam ferozmente. Uma das poucas exceções é Erlik Khan, Senhor dos Espíritos Negros. No curso dos séculos tem se apresentado como um dos mais fiéis aliados de Draka. Por consequência e relutantemente, às vezes fica do mesmo lado de Harlan, que certamente não é o quer. Na edição “O mar da morte”, dificulta a missão dos Lobos Azuis na Ásia, massacrando uma expedição e salva a vida de Harlan, por respeito a Draka. Repetirá a cortesia em Massachusetts, exterminando um grupo de caçador de vampiros antes desses, encontrarem Harlan.

Seu território de referência é a Ásia, mas na Europa é conhecido como Harlequin. A sua armada espectral já combateu Átila; bem como, na Guerra dos Cem anos e na Revolução Francesa. Erlik e seu braço direito Kagyr Khan, protege também Radzin, o fantasma que escondeu a “suástica” de Ephraim. (Erlik Kahn aparece nas edições 31,36,49,81 e 99)

Matéria originariamente publicada no site www.ubcfumetti.com/dampyr, sob o título “Tutti gli uomini del Dampyr - galleria dei comprimari”, di G.Del Duca, A.Tripodi, C.Crimi Trigona, C.A.Rossi, no dia 18 julho de 2008.

Nenhum comentário: