domingo, 7 de setembro de 2008


TODOS OS HOMENS DE DAMPYR... Parte I

Em 100 números, mais três Especiais, Dampyr coleciona uma vasta galeria de personagens, entre humanos, vampiros, Mestres da Noite e outras criaturas. Entre eles, existem co-protagonistas da série, como Caleb Lost, Nikolaus ou mesmo Draka. Outros cuja, aparições são mais esporádicas, são protagonistas de histórias específicas, que às vezes acabam por envolvê-los entre si. E depois tem Praga, que não é somente a base dos protagonistas, é também ela mesma, um personagem, protagonista de algumas histórias mais fascinantes da série.
Seria impossível e desnecessário fazer um elenco de todos os componentes, mas, a custo de deixar pela estrada personagens importantes, como Hans Milius e Sophie Mutter, Victor e Araxe e os Ghost Hunters (caçadores de fantasmas), esta que segue, é um guia dos elementos mais importante da série, para quem perdeu, para quem quer se aproximar de Dampyr, depois de ter lido a edição nº 100 ou para quem quer simplesmente reler.


Os Lugares

Praga
Alguns autores descrevem Praga como uma misteriosa Salomé, que dança segurando a cabeça ensangüentada do amante, outros como uma belíssima mulher cujo corpo é delineado de curvas sinuosas como às do Rio Moldava. De certo, a beleza da cidade de Praga, tem um fascínio feminino mesclado com um fundo misterioso e obscuro que deriva das mil lendas que envolve seus palácios, suas estradas, os personagens históricos ou de fantasia. Fatos e lendas que tem feito a cidade banhada pelo Rio Moldava, um lugar perenemente suspenso entre a realidade histórica e o lugar literário. É nesta cidade fantástica e lendária que se encontra a base e o refúgio do Dampyr, Harlan Draka.

Na Praga de Dampyr, imaginada por Boselli, o passado e o presente se confundem. Veremos assim que o velho gueto hebraico, destruído e reconstruído sob modernas técnicas urbanísticas, com exceção de alguma sinagoga, ao fim do ano mil e oitocentos, e volta à realidade, cúmplice de uma neblina sobrenatural. Assim a vida local e cervejarias perdidas na noite se ajustam aos seus perturbadores fregueses. Praga assume uma dimensão utópica, lugar imaginário, pedaços da memória, irrealidade mesclada à realidade, cenário ideal, para as aventuras em quadrinhos de Dampyr.
Do ponto de vista das fontes de Praga, Boselli se reinventa, sugestionado pela obra de Kafka, encontra força nos meandros fantásticos imaginados de Meyrink (o Golem), mas é sobretudo um rascunho de histórias, lendas, fatos históricos e personagens grotescos que estão representados na “Praga Mágica” de Ângelo Maria Ripelino.

Humanos e outros amigos

Caleb Lost
Caleb Lost é um anjo. Talvez um pouco banal ou também antipático, por sua beleza superior e perfeição. Pertence a misteriosa raça dos Amesha, que são os agentes do bem. Caleb tem sua base na cidade de Praga, em particular na Ilha Kampa, onde dirige o misterioso Teatro dos Passos Perdidos, um lugar que emerge da mágica neblina de Praga, somente quando Caleb acha oportuno.

Caleb tornou-se na prática o chefe de Dampyr em Praga e organiza as missões para nossos heróis, quase sempre contra Mestres da Noite. Sua aparência é fria e gélida. Caleb não vacila se for necessário infringir as regras; de ter que se mover da cidade de Praga, para salvar seu amigo Harlan Draka (como na Edição 64 “Os Sonhos de Lisa”). Para completar a descrição do personagem, devemos dizer ainda que Caleb, toca violino de forma celestial.


Nikolaus
Sobre o boné de operário proletário do início do Século XX, habita um diabo: o simpático Nikolaus, personagem horrível e dúbio. Enquanto Caleb Lost é um ícone daquilo que imaginamos ser um anjo. Nik como diabo tem suas particularidades. Em primeiro lugar, não é suficientemente impiedoso para ser levado a sério por seus chefes. Mas, não pensem que Nikolaus seja um bobalhão, pelo contrário! É extremanente astuto e despreza seus colegas mais perversos. Tem alguma coisa de Comenius (Edição 5 “Sobre a ponte de pedra”), aprisionado no velho Bairro Hebraico, em uma bola de vidro, que neva dentro (espécie de souvenir) e tem também Belyalis que acaba prisioneiro em um relógio de pendulo. (edição 23 - “O elixir do diabo”).

Nikolaus tem um poder particular, pode fazer aparecer imagens de pessoas que viveram no passado, imagens desprovidas de matéria. Essas imagens são chamadas spok. A condição diabólica de NiK, contaminada por séculos de convivência com os humanos, não o impediu às vezes de ficar do lado do bem e de colaborar com Harlan Draka, seus companheiros e Caleb Lost. Mas não é de se confiar: atrás da ajuda desinteressada de Nik, se esconde o engano e a perversidade. Mas ainda oferece o melhor daquilo que podemos esperar de um diabo. Antes de mais nada: atrás de seu aspecto humilde, se esconde um insuspeito escritor... de histórias de terror, claro! (Nikolaus aparece nas edições 5,12,23,50,54,61,62 e 83)


Edward Foster
Professor universitário, depois chefe do serviço secreto de Cruchill. O encontramos pela primeira vez, como um personagem de um romance de Dolly MacLaine, na edição 21 “Transylvanian Express”. Numa história de amor, que “prendeu” a atenção de Tesla, Foster durante a Primeira Guerra Mundial, encontra a bela espiã irlandesa Sandy O´Sullivan - ex-aluna sua - que depois se encantará pelo misterioso Vraka, personagem atrás do qual, Harlan está convicto que se esconde seu pai Draka. O próprio Draka procurará convencer Foster a se unir a ele, mas esse, recusará, pelo menos por enquanto.

Reencontramos Foster “em carne e osso” numa cena em flashback da edição nº 46 “O Castelo de Barba Azul”. Como chefe do S.O.E durante a Segunda Guerra Mundial, Foster treina dois agentes: Vera Bendix e Nigel Grant (que morrerá em ação, morto por Christian De Vere), por desvendar um complô armado pelos “Lobos Azuis”, cujo objetivo é substituir o Primeiro Ministro. A referida edição, terá como um dos protagonistas, Rudolf Hess, que foi braço direito de Hittler. Mais tarde, o encontramos empenhado em dirigir a missão de Vera Bendix, numa Praga, ocupada pelos nazistas. Foster retorna no início da edição 97 “Noite e Névoa”, num sonho de Harlan registrado por uma aparelhagem de Caleb: vaga sozinho e quase congelado por entre cadáveres, num bosque na Polônia e viemos a saber, que ao término da Guerra, parte numa missão, para procurar Sandy O´Sullivan. Fisicamente tem os traços do ator Michael Caine. (Edward Foster aparece nas edições 21,46,62 e 97)


Vera Bendix
Jovem datilógrafa, durante a Segunda Guerra Mundial passa a ser uma espiã para o S.O.E, às ordens de Edward Foster e se infiltra no Castelo dos De Vere junto com Nigel Grant, para procurar desvendar um complô contra o Governo Britânico.
Mais tarde foi enviada a Praga, durante a ocupação nazista. Ali tem uma história de amor com Sergei, soldado do Exército de Libertação Russa, que mais tarde se tornou um vampiro, às ordens de Nergal.

Vera Bendix é o único personagem que veremos continuamente em ação, no passado e no presente. Na realidade, nos nossos dias, independente da idade avançada, Vera ainda está em forma para começar de onde parou, comprovando isso, junta-se a Harlan na procura da “suástica”, um objeto de poderes extraordinários, que pertenceu ao “Rei do Mundo”. Na edição 83 “O Aviador Fantasma”, retorna a Praga, como consultora de um filme ambientado na Segunda Guerra e encontra o fantasma de um velho amor. (Vera Bendix aparece nas edições 46,62,83,97-98)


Dolly MacLaine
Este é um personagem central da saga, apesar de não existir em “carne e osso”; mas somente através de citações, histórias e aparições. Ouvimos falar dela pela primeira vez, na edição “Transylvanian Express”, umas das mais importantes da saga dampyriana. Dolly é uma autora de best-seller românticos, através dos quais, conta às aventuras românticas dos Mestres da Noite, Draka e Amber, sobretudo.

Harlan procura por Dolly há muito e por todo o mundo, mas o que tem dela é somente pistas. Harlan já foi a Nápoles, depois Nova York, na vã tentativa de encontrá-la. Aparece na forma não corpórea, ao jovem crítico literário Timothy O´Brien na edição 97 “Noite e Névoa”, para ajudá-lo a encontrar o diário do jovem Ephraim, que fala da “suástica”. Na edição 100, Harlan pode finalmente encontrar Dolly MacLaine, mas sempre na forma não corpórea e descobre que a escritora, descende de Mestres da Noite, portanto, é sua parente distante. (Dolly MacLaine, aparece nas edições 21,43-44,52-53, 96,97-98 e 100)

Matéria originariamente publicada no site www.ubcfumetti.com/dampyr, sob o título - "Tutti gli uomini del Dampyr - galleria dei comprimari”, di G.Del Duca, A. Tripodi, C.Crimi Trigona, C.A.Rossi, no dia 18 de julho de 2008.

Um comentário:

Lucas Pimenta disse...

O universo de dampyr é muito, muito rico...
uma pena mesmo que um personagem tão bem construído não tenha tido sorte melhor em bancas brasileiras...

Fica aqui meio apoio pra um retorno deste quadrinhos as bancas...

E quem sabe este blog não esteja ajudando nisso, e trazendo leitores de quadrinhos um interesse pela série?

Trabalha mais irmão, que está no caminho certo.

Dedicação e amor ao que está fazendo.

Abraços