sábado, 16 de agosto de 2008

MARY BERG...

No final da edição 14, a personagem faz um comentário, que me fez lembrar imediatamente em Anne Frank, mas não era ela...

Traduzindo o destaque: “Na escola me faziam estudar o diário de uma jovem, que na Segunda Guerra Mundial, viva num bairro pobre de Varsóvia, sob a ocupação nazista! A jovem escrevia num diário os horrores da guerra, para que o mundo viesse a tomar conhecimento... para que isso não se repetisse mais!”

A seção “dalbuio...” da edição 20, explicou quem era a jovem polonesa...
Traduzindo o destaque: “Quem é a jovem citada ao fim da edição 14, que durante a Segunda Guerra foi prisioneira num bairro de Varsóvia? Se perguntam os leitores, entre eles Sandra Giannini, de Bologna. Com certeza, não é Anne Frank, responderam os editores, pois essa vivia em Amstredam. A jovem polonesa, de origem hebraica é Mary Berg, que só tinha 15 anos em 1939, quando a Polônia foi invadida pelos nazistas. A diferença dela para a famosa Anne Frank é que ela pôde ficar escondida até o fim da guerra, fugindo assim dos nazistas. O seu diário, escrito em polonês no seu refúgio, dentro do bairro de Varsóvia, foi publicado na América em 1965, com o título “Warsaw ghetto: a Diary”. Na Itália só traduziram partes do Livro: “Rapazes em guerra - diário secreto de adolescentes europeus na Segunda Guerra Mundial”, de Laurel Holliday (edição EST).” Abaixo uma foto de Mary Berg.

Nenhum comentário: