segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

 
O Filme de Dampyr
ENTREVISTA COM O DIRETOR RICCARDO CHEMELLO
 
Dampyr, o primeiro filme realizado pela Bonelli Entertainment com a Eagle Pictures e Brandon Box, chegou aos cinemas italianos em 28 outubro. Nossa série de entrevistas exclusivas vê sob os holofotes o diretor Riccardo Chemello.
 
 
Na sexta-feira, 28 de outubro, finalmente chega aos cinemas italianos Dampyr, o filme que adapta para a grande tela, as aventuras do personagem criado por Mauro Boselli e Maurizio Colombo e há mais de vinte anos é publicado pela Sergio Bonelli Editore.
 
Primeiro filme feito diretamente pela Bonelli Entertainment, o braço multimídia da Sergio Bonelli Editore, junto com Eagle Pictures e Brando Box, Dampyr viu muitas pessoas no set e nos bastidores trabalhando. Por isso, decidimos realizar um série de entrevistas que nos acompanharão até o lançamento do filme, para dar uma visão o mais completa possível do grande trabalho por trás de uma produção cinematográfica tão importante.
 
O entrevistado da vez é Riccardo Chemello, que faz sua estréia em um longametragem. Apesar de estar muito ocupado nesses dias, encontrou tempo de nos contar como viu essa estréia.

As fotos da entrevista são de Gianfilippo De Rossi.
 
- Dampyr é seu primeiro longa-metragem. Quer nos contar o que você fez antes? 
Venho dos vídeos de parkour e, mais geralmente, de vídeos de esportes de estilo livre. Eu também era atleta de parkour, mas uma grave lesão me obrigou a colocar todas as minhas energias atrás das câmera. A partir daí começou minha jornada como videocamera, que foi uma escola de cinema e de vida.
Alguns produtores de Milão me deram a possibilidade de trazer minha visão na produção de comerciais, criando assim uma transição entre paixão e trabalho. Esta aprendizagem permitiu-me aprender a gerir as pessoas e o orçamento, a perceber o que e quanto delegar, porque nos vídeos de parkour era só eu e pouquíssimas pessoas. 
Esse meu crescimento também foi notado por produtores de cinema, como Andrea Sgaravatti que em 2018 me propôs o Projeto Dampyr. Um projeto pelo qual me apaixonei à primeira vista e com o qual me casei na hora.
 
- E uma vez dentro desse projeto, o que você trouxe de seu? 
Dampyr é uma história em quadrinhos cujos cenários são o coração batendo, e o mais interessante para mim ao fazer o filme foi a criação do "cenário".
 

Passei a vida procurando locações e criando ambientes, porque sempre procurei inserir os atores no mundo que estávamos contando, não os abandonando diante de uma tela azul, nem mesmo nas sequências mais dinâmicas.

- Mas qual foi a maior lacuna que você encontrou passando dos vídeos e comerciais de esportes para um filme como Dampyr? 
A duração da obra.Também a ambição, mas sobretudo a duração: é tudo multiplicado por cem, é tudo mais exigente. Acima de tudo, em um produto narrativo, a fase de pós-produção e edição é completamente diferente de um produto comercial.
Além disso, Dampyr é meu "Projeto 0" no mundo do cinema, também é meio que uma escola, e acho que foi para todos nós. Sentimo-nos pioneiros em um território desconhecido, olhamos em volta e não havia ninguém que nos explicasse como fazer as coisas, porque na Itália não há uma indústria que produza blockbusters há cinquenta anos. Foi definitivamente uma jornada educacional.


Entrevista concedida a Alberto Cassini


 
 
Entrevista publicada originariamente no site: www.sergiobonellieditore.it

Nenhum comentário: