sábado, 3 de dezembro de 2022

 
Série: Maxidampyr 12
Episódio: Dampyr Color 2 - A cinemateca do mistério
Textos: Mauro Boselli, Giorgio Giusfredi
Desenhos: Vários desenhistas
Colorido: Alessia Pastorello
Capa: Enea Riboldi
Páginas:128
Editora: Bonelli, 7-2022
 
 
Também este ano a série Maxi oferece um "Dampyr Color", desta vez dedicado ao cinema terror, com episódios escritos por Mauro Boselli e Giorgio Giusfredi. 
 
 
PRÓLOGO (Boselli / Rossi / Pastorello)
Investigando um livro recebido por Ljuba na universidade, Harlan vai com o Professor Beranek até a livraria onde o volume foi adquirido, e, descobre a exibição de filmes de Musuraka, o Mestre da Noite apaixonado por cinema.


CAÍDO DA LUA (Boselli / Barbieri)
Paris, 1931. George Méliès, reduzido à pobreza, tem um quiosque de brinquedos na estação, onde vê ganhar vida uma lanterna mágica que o arrasta para o Reino dos Sonhos, onde é recebido pela Princesa Araxe e é encarregado de localizar um guerreiro da guarda da Rainha da Lua. 
Neste episódio Boselli homenageia Méliès, e é esplendidamente auxiliado por Paolo Barbieri, que com desenhos pictórios e oníricos, entre os quais se destaca uma maravilhosa splash page nas páginas 18-19.
 
 
DOPPELGANGER (Boselli / Longo / Pastorello)
Berlim, 1939. O grande ator e diretor Paul Wegener está sendo observado pelos agentes da Polícia do Reich. Após um show, Wegener é seguido até Praga, onde vai à velha nova sinagoga. Os agentes que o seguem terão um péssima surpresa.
A história é baseada na vida dupla do diretor de "O Golem", que também teve que atuar na vida privada, para não se comprometer comm o regime nazista, e, uma "lenda" judaica salva sua vida. Os desenhos nervosos de Longo representa bem a tensão que caracteriza o personagem. 
 
 
DARK PINOCHIO (Giusfredi / Dal Lago, Delladio / Pastorello)
Vinte anos atrás, uma garotinha foi salva de um acidente de caminhão por Gino, um menino vestido de Pinóquio, e a garotinha agradece com um presente. Quando a garotinha vê seu salvador realmente tem um rosto de madeira, ela fica apavorada de medo. Mas ela não esquecerá Gino e o encontrará adulto com a ajuda de Harlan. 
Uma jóia esta poética história de Giusfredi, que revisita o conto de Pinóquio em versão vampírica, mas que é também a história de uma amizade que dura a vida toda. Os maravilhosos desenhos de Dal Lago, evanescentes e cheios de atmosfera de conto de fadas, alternam-se em cenas contemporâneas com as páginas de Delladio, mais descritivas e realistas.
 
 
PESADELO DE NATAL (Giusfredi / Cropera / Pastorello)
Ed Wood, o "pior diretor da história de Hollywood", encontra-se numa sala para assistir à projeção de um dos seus filmes, que não se lembra de ter feito, Um Pesadelo de Natal, em que revê todas as suas estrelas: Tor Johnson, Vampira, Criswell e Bela Lugosi. É a surpresa de um de seus admiradores, ninguém menos que um Mestre da Noite. 
Um episódio que relê a história biográfica de Ed Wood em uma chave fantástica. Os desenhos de Cropera são limpos e claros na primeira parte, mais nervosos e sombrios no pesadelo final.
 
 
VAMPIRA (Boselli / Fortunato)
Paris, 1916. No "Chat Huant" de Montmarte é encenado um espetáculo de Irma Vap, protagonista interpretada pela famosa e bela Musidora na série de terror amarela Les Vampires de Louis Feuillade. Porém, trata-se de uma sósia, que não apenas transita nos bastidores, mas também lidera uma quadrilha de criminosos nas favelas parisienses. Claramente a verdadeira Musidora não pode deixar seu nome ser manchado.
Mais uma pequena jóia do álbum, que homenageia um verdadeiro ícone do cinema mudo e seu espírito livre, ao mesmo tempo que volta a propor o tema duplo. São muito bonitos os desenhos de Fortunato, que cria um colorido em tons suaves e uma atmosfera onírica, e nos oferece por um lado uma Musidora sensual por outro lado com um vampiro perturbador.
 
 
EPÍLOGO (Boselli / Rossi / Pastorello)
Após a exibição de um episódio não editado de Les Vampires, ele filmou com uma vampira de verdade, Henzig finalmente se mostra para Harlan e Beranek. O vampiro tem uma proposta tentadora para o Professor Beranek: se ele atirar em Harlan, poderá acessar seu arquivo repleto de filmes perdidos dos grandes diretores do passado.
Prólogo e epílogo fornecem um eficaz fio condutor entre as histórias, e são graficamente criados por Luca Rossi, com desenhos altamente expressivos, principalmente nos rostos dos vilões.
 
O Dampyr Color confirma-se como uma excelente coleção "extra-série", muito apreciada pelos leitores de Dampyr, oferecendo um formato diferente das edições mensais, mas que pode ser uma leitura agradável para todos os fãs de quadrinhos e cinema.
 
 
 
Publicado originariamente no blog: www.ilcatafalco.blogspot.it

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