domingo, 12 de fevereiro de 2017


Dampyr 201-202
A conclusão da interminável noite de Harlan e pards


Com "Black Annis!" (201) e "No Mundo dos Mestres" (202), o autor Mauro Boselli completa o quadro iniciado no número 200 de Dampyr. A guerra em curso atingindo seu ápice, envolvendo várias frentes, localizadas em lugares diferentes, entre os quais o Globetrotters Club de Londres e alguns subterrâneos na Ásia Central, até encontrar um mundo que reproduz fielmente aquele do qual provém a estirpe dos Mestres da Noite. Nos desenhos, depois das belas páginas coloridas de Luca Rossi em "A Legião de Harlan Draka", nestes dois números temos outros dois ases na manga: Nicola Genzianella e Alessandro Bocci.
É justo ser franco desde o início. A arquitetura narrativa desta longa saga dampyriana em três números é uma das mais interessantes e bem concebida da série. Do mesmo modo um particular chamada a atenção, que essas histórias represente o ápice de um conjunto de idéias disseminadas ao longo dos anos e que poderia resultar um pouco difícil de digerir para quem está em jejum da continuidade narrativa de Dampyr. Sem dúvidas se corre o risco de perder-se nos detalhes da história em quanto, como na abertura, que os personagens colocados nos meio do conflito sejam muitos. São inteiras sequências em que Harlan e pards não aparecerem por nada, quase a sugerir que eles são apenas uma das muitas peças e não naqueles que deveríamos nos concentrar. Em todo caso, isto não deve ser motivo de preocupação, porque Boselli descreve toda passagem com minuciosa habilidade e, apesar da notável complexidade, a trama tem seu fascínio. Vem acentuada de qualquer forma daquela característica própria, presente nas histórias de Dampyr, sem perder a luta de fundo entre Harlan e um dos seus mais temíveis adversários, Lord Marsden.
 
Nos desenhos, como antecipamos na abertura, encontramos dois entre os desenhistas mais adaptados em absoluto para prosseguir e concluir esta trilogia. Estamos falando de Nicola Genzianella e, atualmente presente nas bancas com The Noise (Editoriale Cosmo), e Alessandro Bocci, com sua marca inconfundível abriu a dança do último Tex Color. Genzianella já é considerado um dos grandes Mestres do horror em quadrinhos; também em "Black Annis!" não desmente essa afirmação, demonstrando uma maturidade e uma versatilidade que poucos outros desenhistas são capazes. Os seus traços descrevem sombras inquietantes e assustadoras e o seu trabalho no papel da névoa londrina é simplesmente incrível.
O estilo híper realista de Alessandro Bocci influencia de modo particularmente positivo a história seguinte, ambientada no mundo dos Mestres. O desenhista de Siena, se entrega na representação de um planeta diferente do Mutiverso dampyriano, rendendo personagens, paisagens e atmosferas com tinta precisas e minuciosa.
Se voltarmos, por um instante o olhar para o futuro, observando o que espera pelo personagem, apresentado no site da Bonelli, o 2017 se prenuncia interessante para Dampyr, a partir do encontro de verão entre Harlan e Dylan Dog (que trará o inconfundível traço de Bruno Brindisi. Felizmente não tempos do que nos lamentar, nem mesmo o olhar para trás, visto que entre o fim do ano passado e o início do ano novo, estivemos entretidos com histórias memoráveis (entre as quais, recordamos, o Especial infernal de outubro e também, o ótimo Magazine, de novembro).
Não ficaremos na sombra, já estamos aguardando a próxima sanguinolenta aventura.

O chefe Audace


Matéria publicada origiarimente no blog: www.blogspot.it

Nenhum comentário: