domingo, 8 de dezembro de 2013


Comentário do blog italiano "Il Catafalco" para Dampyr 163:
 
HALLOWEEN

Argumento e Roteiro: Mauro Boselli
Desenhos: Marco Santucci/Patrick Piazzalunga
Capa: Enea Riboldi 

Não é certo afirmar que o número de outubro de Dampyr seja dedicado a festa de Halloween, um acontecimento internacional, a originalidade está nas ambientações italianas onde descobrimos que no dia dos mortos existe uma tradição, que ainda persiste nas antigas vilas. 

No Teatro dos Passos Perdidos, a pequena Ljuba, está adorando participar das decorações para o Halloween e não esconde sua decepção quando descobre que Harlan Kurjak não poderão participar, porque deverão partir para a Itália, onde em Visigna, nos Apeninos, os espera uma nova missão.
Em Visigna os anciãos recordam ainda da procissão, chamada "scurnacchiera", e o banquete preparado para os mortos em 31 de outubro, mas agora a tradição caiu em desuso e as crianças, como no resto, usam máscaras de monstros e bruxas perguntando aos poucos habitantes que se fixaram na vila: doçuras ou travessuras?
Com o pretexto de investigar as tradições populares, Harlan e Kurjak chegam ao vilarejo para encontrar os responsáveis pelo massacre de um jovem casal de turistas. Se trata dos Krong, homens que (as aparências enganam) conduzem uma vida normal, esperando os festejos, para desafogarem sua fúria homicida.
Esta seita sanguinária não tardará entrar em ação pelas ruas de Visigna e os nossos heróis deverão pará-los antes que ataquem as crianças.  
Os Krong infelizmente não acreditam nas tradições el, quando estiverem prontos para atacarem o banquete em homenagem as almas, terão uma desagradável surpresa.

Mauro Boselli escreveu uma belíssima história de horror que pode ser apreciada mesmo por aqueles que não acompanham o personagem, pois a narração é linear e real, com destaque para a noite de Halloween, comprovando que não devemos ter medo dos mortos, mas sim dos vivos!
Os desenhos de Marco Santucci, pintados por Patrick Piazzalunga, são simplesmente perfeitos, toda página demonstra meticulosa escolha dos enquadramentos sem esquecer nenhum detalhe, destaque para a plasticidade, bem como, as expressões das faces dos personagens quando em "close".

Nenhum comentário: