domingo, 3 de fevereiro de 2013


DALBUIO DA EDIÇÃO 146!
Na seção de cartas da edição 146, uma explicação sobre a história de Boselli, brilhantemente desenhada por Michele Cropera.
"O HOMEM VERDE. Na Inglaterra, muitos pubs são denominados com essa misteriosa denominação - O Homem Verde. Na placa de muitos dele, se vê estampado um rosto de formas humana feito de folhas e outros vegetais. Mas a Figura do "Green Man" é mui to mais antiga que divertimentos pitorescos e está ligada a sobrevivência do paganismo na Europa. No entanto, não encontramos essa figura somente nos pubs, mas esculpida em centenas de igrejas medievais disseminadas no Reino Unido e no restante da Europa, especialmente França e Alemanha. Os rostos elegantes, grotescos, sinistros ou fascinantes do homem vegetal, como se te vigiassem... arquiteturas, pinturas, portas, coros esculpidos, bancos e altares, de Friburgo a Chartes, de Licoln a Exeter. Claramente um símbolo de fertilidade e do renascimento da natureza (como ocorre na primavera), o "Green Man" (foto acima) é um elemento pagão que foi perpetuado nas igrejas cristãs, num simbiose entre o antigo e o novo, como se a religião moderna, devesse de um certo modo, pactuar com a antiga. Identificado por alguns estudiosos de folclore com o deus céltico Kernunnos, o "Green Man" se encarnou em heróis semi-lendários como Robin Hood.
A VERDE INGLATERRA dos tranquilos vilarejos rurais é o local propício para acolher esta ambígua figura. Tanto que nas igrejas britânicas (e irlandesas) difunde-se a imagem de um outro ritual pagão, ainda mais bizarro e inquietante, a shee-la-na-gig, apresentada de forma caricatual, figura feminina que abre as pernas em posição ginecológica (foto abaixo), claramente outro símbolo de fertilidade ligado ao parto e ao nascimento, mas definitivamente surpreendente e incongruente, classificada numa posição entre santos e anjos. Alguém pensa por acaso que as Sheelas foram excluídas das igrejas cristãs, para apagar qualquer rastro pagão nas construções. Certamente se trata de um explicação ingênua. "Green Man" e "Sheelas" estão ali, obedecendo um antigo pacto entre o paganismo e o cristianismo, um pacto de muitos séculos, feito para assegurar a magia benéfica entre os cultos. O que poderia acontecer se o pacto fosse desfeito? É o que nos leva a imaginar Boselli e Cropera na edição 146...

Nenhum comentário: