quarta-feira, 1 de agosto de 2012


ALESSANDRO BOCCI: DAMPYR, EIS O QUE HÁ POR TRÁS DA PÁGINA!  
Hoje temos o prazer de entrevistar Alessandro Bocci, desenhista de Dampyr de grande talento. Seja bem vindo ao CartoonMag.
Obrigado!

Partimos então da sua estréia: Em 1994, entrou para o staff da Star Comics e começou a desenhar Lazarus Ledd e do número 18 em diante, passou também a fazer as capas. O que recorda desse período? 
Foi um belo período e são muitas as recordações... antes de tudo a satisfação de poder, finalmente, desenhar quadrinhos profissionalmente, então os primeiros encontros com os outros autores, que daquele momento em diante não eram mais "mitos", mas colegas... As incríveis filas de fãs na Lucca Comics... os encontros de colecionadores... a sensação de fazer algo importante... tudo funcionava ao máximo... tive sorte em iniciar naquele período, pude viver a época dourada dos quadrinhos na Itália.

Depois de ter trabalhado para a Marvel na série: Conan, o conquistador, passou para Bonelli e começou a desenhar Dampyr. Qual a diferença de métodos pôde observar, trabalhando para estas três grande produções? 
As diferenças, é óbvio, existem... mas estamos falando de estruturas editoriais do mais alto nível. O trabalho pela Marvel foi o menos traumático, porque o staff era todo italiano e trabalhando os textos de Capone era um pouco, como continuar com Lazarus Ledd... os procedimentos de trabalho é a mesma coisa! Em compensação, tinha a idéia de me firmar com Conan... um dos maiores personagens em quadrinhos do mundo, basta ver quem o desenhou! Posso dizer que estou nesse rol. O trabalho com a Bonelli me fez me empenhar, sobretudo com a cabeça, nos meses iniciais... período necessário para entender os mecanismos de editora e de Mauro Boselli... deu tudo certo e hoje é um prazer trabalhar com eles!


Você e os vampiros: "Os Mestres da Noite" 1 e 2, produzidos por você, o que pode dizer a respeito? 
1, 2 e 3... e brevemente o 4 (espero!). Em Dampyr foram estes personagens que imediatamente me suscitaram um interesse particular. São figuras fascinantes, bem delineadas, personagens plenos de mistério... Assim pedi à Bonelli, permissão de fazer as ilustrações e, depois que Sergio Bonelli aceitou tal pedido, parti para a publicação. Hoje são 1.000 cópias comercializadas dos portfólios, todas vendidas. Experiência que continuarei (visto que os Mestres das Noite são cerca de uma centena).


Colaborou e colabora com o mercado francês, porque muitos desenhistas escolhem trabalhar para empresas estrangeiras? 
Bom, se para um novo autor as propostas de trabalho chegam de lá, porque não? Para quem, como eu, já estava no mercado italiano era uma experíência de se provar. Confrontar-se com novas estruturas editoriais, seja com novos mercados, segundo eu, é positivo e ajuda o percurso de crescimento de autor. Obviamente permanecer na Itália é fundamental, porque é errado perder definitivamente os contatos com o País onde se vive e trabalha!


A Itália não oferece espaço a desenhistas e ilustradores? 
Hoje não muito... ou melhor, hoje não muito que possa ser considerado trabalho a nível de distribuição... falo para os quadrinhos, o mercado de ilustração conheço pouco e não sei.


Para os teus trabalhos lápis ou recurso digital? 

Lápis.

O que é e como nasceu o Artist Alley? 
Nasceu da vontade de se fazer alguma coisa de novo como autor, para promover o nosso trabalho e a nossa paixão, para se fazer entender que quadrinhos é ARTE; nasceu da vontade de divertir e divertir-se em um mundo e entre autores que às vezes são muito sérios e plenos de si. Nasce para fazer entender o que há por trás de uma página de trabalho... trabalho verdadeiro e não um simples desenhozinho!

No teu site há uma seção dedicada aos super-heróis, quais são os seus preferidos? É um leitor de quadrinhos? 
Sempre fui um grande leitor de quadrinhos!  Hoje um pouco menos... desenho dez horas por dia e se me meter a ler como antes, não faço nenhum nem outro! Obviamente sou de uma geração que cresceu com os Bonelli mas também com os super-heróis. Li muito Marvel e adoro Home de Ferro e Homem Aranha... mesmo se ultimamente não estejam mais tanto atraentes assim. Ultimamente tenho me ligado muito à DC Comics e o trabalho de renovação que têm feito sobre personagens históricos como Superman e Batman. De fato hoje estaria muito mais interessado em trabalhar para DC que para a Marvel.

Musica e desenho, em 2004 desenhou a capa de um disco, uma experiência interessante que pensa de repetir? 
Certo... mas nenhuma gravadora me procurou mais... (risos)

Próximos trabalhos? 
Dampyr novo em dezembro de 2012... Em setembro próximo "Fawcett", primeira parte da uma história para a França, editada pela Glenet Editions. Estes prontos para serem lançados. Depois iniciarei a segunda parte de "Fawcett" e em novembro, um novo e entusiasmante Dampyr... depois veremos!

Gostaria de agradecer ou saudar alguém?
Tudos os leitores de quadrinhos, de qualquer gênero ou nacionalidade!

Muito obrigado pela disponibilidade!
Obrigado a vocês.


Matéria publicada originariamente no www.cartoonmag.it

Nenhum comentário: