sábado, 2 de junho de 2012


COSTUME NO QUIRGUISTÃO - PARTE 1
Na edição quádrupla 133-136, desenhada por Stefano Andreucci (seu último trabalho dampyriano), Boselli introduziu na história, personagens reais, como Bram Stoker (autor de Drácula), Arminius Vambery, etc. Abaixo, Vambery, está no Globbtroters Club (clube de exploradores), numa Londres de 1890, e, faz um relato inquietante de quando foi chefe de uma tribo nas estepes do Quirguistão, na Ásia Menor. Após esse acontecimento, retornou à Londres imediatamente. A partir agora veremos a história de amor entre Yilmaz e Beril. O jovem que chega saltando do cavalo é Yilmaz, que afirma a Vambery, na ocasião chefe da tribo, que o pai Beril, aceitou seu "kalim". Kalim é um contrato nupcial (dote), onde o noivo oferece cavalos ou camelos, multiplicados por nove. Os mais pobres, duas vezes nove; o mais abastados, seis vezes nove; e, somente um Khan (princípe), pode oferecer nove vezes nove. Yilmaz, apesar de ser um guerreiro, só pôde oferecer o que lhe era possível... duas vezes nove!
Naquela noite, a tribo recebeu a visita de um cavaleiro negro. Na manhã seguinte Yilmaz adentrou a tribo do pai de sua futura noiva com seu dote, ou seja, dezoito cavalos perfeitos. Depois de observar os animais, o pai de Beril diz a Yilmaz que na noite anterior, um visitante misterioso, um Khan, ofereceu pela filha dele... nove cavalos vezes nove. A mãe de Beril, suspeita que o visitante noturno seja Erlik Khan, o senhor da morte, para os nativos daquela região, e, afirma a Yilmaz que Beril casará com ele, dentro de uma semana.
A bela Beril, procura Arminius, ou melhor, o chefe da tribo, para lhe contar um estranho sonho. Em que é sequestrada por um cavaleiro negro e depois é trancada numa tumba. E chega o dia do casamento. A noiva está pronta, ela montado a cavalo, disparará pela planície, cabendo ao noiva "capturar" sua prenda.
O que Yilmaz não contava era com a presença do misterioso cavaleiro negro, estivesse na disputa, e ele captura a bela Beril, para desespero de Yilmaz. 
No dia seguinte, apesar do clima de tristeza entre os membros da tributo... todos puderam ver o "kalim", pago pelo Khan. Oitenta e um cavalos negros!
Segundo Arminius a história não acaba aqui... apenas se transfere para a Europa!

Nenhum comentário: