quarta-feira, 11 de abril de 2012



COMENTÁRIO DO BLOG "DEL CATAFALCO"
Comentário do Blog italiano para Dampyr 144:


A COROA DE FERRO
Argumento e Roteiro: Mauro Boselli
Desenhos:
Majo
Capa:
Enea Riboldi

A edição de março (Dampyr 144), nos apresenta a primeira parte da aventura que se passa em Milão. Veremos que na caótica e agitada cidade se esconde mistérios ligados à sua história.

O Senhor Zani possui a cópia dos tarôs dos Visconti: os originais, pintados por Bonifacio Bembo especialmente para a referida família, são conservados em vários museus: alguns arcanos parecem desaparecidos, ao menos até quando Zani recebe um deles pelo correio: A Torre.
A carta aparece sempre, toda vez que se consulta o tarô. Zani informa Caleb Lost, com quem trocou correspondência, e, com quem divide a paixão por antiguidades. Harlan e Kurjak chegam a Milão para investigarem.
As circunstâncias ilustradas nas cartas se referem a algum fato relacionado a Milão nos últimos séculos, que têm em comum a Torre Gorani-Crivelli (onde recentemente foi visto um misterioso escalador fantasma); um homem morre "enforcado" no curso das sucessivas reencarnaçoes e um "indivíduo sombra" que tem relações com a igreja e com a política da época.
Parece que a guiar toda a procura está um artefato dos tempos de Constantino, feito de partes da Cruz de Jesus, montados para formar uma coroa. Tal coroa, teria ornado a cabeça de grandes sobreranos, entre os quais, Carlos Magno, e está conservada parcialmente, num museu de Monza.
Harlan e Kurjak visitam os lugares apontados pelo tarô e, dentro de um estábulo abandonado, Dampyr encontrará os traços deixados por um Mestre da Noite.

Nesta edição, retorna uma dupla histórica da série: Boselli nos textos e Majo dos desenhos.
Nesta primeira parte a narração é prazeirosamente interrompida por flash-backs concentrados sobre episódios obscuros da história da cidade.
Os traços escuros e bem tratados nos levam à fantasia, amparada pela documentação precisa de Boselli, numa atmosfera que permeia a história.

Nenhum comentário: