quarta-feira, 28 de março de 2012


DAMPYR: AS MELHORES HISTÓRIAS DE 2011!
Matéria postada no blog italiano pianeta fumetto (http://pianetafumetto.blogsfere.it), sob responsabilidade de Marco Frassineli.

"Como em 2010, eis a classificação das melhores histórias de Dampyr publicadas no ano de 2011. Agradeço aos participantes do Fórum (italiano) de Dampyr que votaram.

1ª POSIÇÃO
OS IMPLACÁVEIS
Roteiro e argumento de Giovanni Eccher
Desenhos: Maurizio Dotti
Na primeira posição encontramos uma belíssima edição de Dampyr, ambientada nos desertos de sal da Bolívia. Nesse cenário surreal, entraram em cena dois não-mortos que ficarão para sempre na mente dos leitores (Butch Cassidy e Sundence Kid): duas verdadeiras lendas do Oeste na versão vampiro! Nos desenhos, um veterano da série, Maurizio Dotti, que também em 2010, esteve entre os preferidos dos participantes, com a história Museu Americano.
Argumento do "calouro" Giovanni Eccher que na sua estréia, realizou a edição mais votada de 2011. Eccher é um argumentista muito versátil, diferentemente dos outros profissionais dos quadrinhos, ele também trabalha com cinema (de fato muitos enquadramentos da edição parecem cinematográficos). Esperamos revê-lo o mais rápido possível na nossa série Bonelli preferida.


2ª POSIÇÃO
A CASA DAS CEGONHAS
Roteiro e argumento de Mauro Boselli
Desenhos: Alessio Fortunato
Na segunda posição uma das edições mais intensas do ano. A Casa das Cegonhas trás o retorno de Lisa, o grande amor jamais esquecido por Harlan. História de Mauro Boselli com desenhos do inspiradíssimo Alessio Fortunato, que estreiou em Dampyr com essa edição.

3ª POSIÇÃO
QUÁDRUPLA LONDRINA
Roteiro e argumento de Mauro Boselli
Desenhos: Stefano Andreucci
Harlan, Draka, Bram Stoker, Jack, o estripador! Quatro edições que terão importantes repercussões sobre a continuidade dampyriana. Boselli se debruçou pela primeira vez numa edição quádrupla de Dampyr, conseguindo uma história belíssima. Esplêndidos os desenhos do sempre ótimo Stefano Andreucci, principalmente nos desenhos de sua Londres de 1890.

4ª POSIÇÃO
A FLOR DOS LARANJAIS
Roteiro e argumento de Claudio Falco
Desenhos: Fabio Bartolini

Uma esplendida história de máfia e supertições, que se passa em Palermo. Em 2010 já tivemos um belo trabalho de Claudio Falco, que foi a edição dupla que se passou no Iraque, que foi uma das melhores histórias da saga Dampyriana. Em 2011 não foi diferente, nos presenteou com uma história de altíssimo nível, talvez sua melhor até agora em Dampyr. Belíssimos os desenhos de Fabio Bartolini.

5ª POSIÇÃO
A BALADA DO REI ORPHEUS
Roteiro e argumento de Mauro Boselli
Desenhos: Alessandro Scibilia

Fecha a classificação das melhores edição de 2011, a Balada do Rei Orpheus. História que foi ambientada na Escócia, com destaque para a música, a Balada do Rei Orpheus, que marcou também pela excelente estréia de Alessandro Scibilia. Um edição de "longuíssima gestação" por parte de Scibilia, com seu estilo híper realístico, as belas ambientações e algumas páginas de grande efeito, agradou os leitores. A edição teve repercussão fora do mundo dos quadrinhos, porque a Banda Place to Be, musicou a Balada do Rei Orpheus, inspirada na edição dampyriana e com letra do próprio Boselli."

Nenhum comentário: