sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010


A ORIGEM DO NOME DE KURJAK!

No Dampyr Especial/2009, com traços de Bartolini, Miklos Kurjak, apesar de não estar bem de saúde, explica porque batizou seu filho de Emil. Homenagem aos autores Astrid Lindgren (Sueca) e Erich Kastner (Alemão).
Curioso, fiz uma pesquisa na internet sobre os dois. Abaixo o que descobri:

ASTRID LINDGREN
Astrid Anna Emilia Lindgren, ex-Ericsson, nasceu em 14 de novembro de 1907 e faleceu em 28 de janeiro de 2002, foi autora de literatura infantil, com livros traduzidos em 85 idiomas em mais de 100 países.
Começou a escrever para entreter sua filha Karin que estava acamada. E criou um personagem chamado Emil. Olha ele aí abaixo.

ERICH KASTNER
Nasceu em Dresden, em 23 de fevereiro de 1899 e morreu em Munique em 29 de julho de 1974, em Munique. Foi escritor, roteirista e humorista alemão. Especialmente na Alemanha é conhecido pelas obras de literatura infanto-juvenil e pela poesia satírica.
Ele escreveu um livro chamado, Emil e os detetives.
Encontrei essa sinopse do livro:
Nada poderia deixar o pequeno Emil mais feliz e orgulhoso do que poder viajar sozinho pela primeira vez de sua cidadezinha, Neustadt, à capital Berlim. Sua avó e sua prima, Pony Chapeuzinho, o aguardam ansiosas, mas o garoto não chega à rodoviária como o previsto. O que teria acontecido ao jovem Emil? Elas mal podiam imaginar a emocionante caçada que o menino estava se metendo no encalço do ladrão que roubara todo o seu dinheiro no trem. Destemido e inteligente, Emil tem um plano para pegar o patife e contará com a ajuda do novo amigo Gustav e seus "detetives". Conseguirão eles prender o bandido?

Nenhum comentário: