sexta-feira, 16 de setembro de 2022

 
Retorno a Yorvolak - Dampyr 267 (junho 2022) / Crítica
 
Por Paolo M.G. Maino
 
Depois que a câmera fez uma pausa em Draka Pai, esta segunda edição de "As Origens" na verdade se concentra exclusivamente em Harlan (sim, Tesla e Kurjak também estão lá, mas a capa é um pouco enigmática). Refazemos e descobrimos alguns momentos da infância e a longa juventude de Harlan até Yorvolak e o encontro com os mortos-vivos e o soldado que indissoluvelmente ligará seu destino ao de Dampyr, ou melhor, de um Dampyr que descobre apenas no final de ser tal.
 
A minissérie concebida e roteirizada por Mauro Boselli para os desenhos dos desenhistas mais queridos e históricos da saga de vinte anos do Caçador de vampiros da Bonelli continua com mais um excelente número. Se o cenário de Praga fica sempre a cargo de Luca Rossi (que, no entanto, também nos conta novamente os acontecimentos de Dampyr 51 - Três velhas senhoras), desta vez a maior parte cabe a Majo e Dotti, que se dividem igualmente na abordagem dos acontecimentos do número 1.
 
RETORNO A YORVOLAK - DAMPYR 267
Argumento e roteiro: Mauro Boselli
Desenhos: Luca Rossi, Majo e Maurizio Dotti
Capa: Enea Riboldi
 

Revemos a estadia de Harlan em Londres e o risco de encontrar Lord Marsden que é desviado por Draka Pai; a peregrinação sem rumo na Iugoslávia ferida pela guerra; o futuro dampyr agora com 50 anos e acima de tudo testemunhamos o primeiro encontro com Yuri, tudo temperado com pesadelos e visões que o protagonista involuntário acha difícil de interpretar, também porque de alguma forma até mesmo Draka Pai o protege de colidir imediatamente com seu destino.

E então a partir da pág. 60, nos encontramos nos acontecimentos de "O Filho do Diabo", mas é uma repetição cheia de nuances e pequenas diferenças porque, como Boselli nos informa no editorial: "A história é a mesma": apenas pequenos detalhes mudam, como acontece na memória quando passam mais de vinte anos dos acontecimentos. Neste caso, o próprio Harlan é o narrador.Talvez ele recorde mal. Ou pode ser que quem contou o número 1, teve acesso a outros informações... Mas são detalhes.


Nada pode tirar a primazia desse número 1, exatamente como as páginas recentes da nova série Tex Willer que traçam a história do Totem Amaldiçoado, não podem competir com o charme e a primazia do número que se tornou a história (ou talvez História?). Mas a operação de preencher e explicar o que não foi dito ou que, com um jogo literário e espirituoso, não poderia ser dito, é uma operação agradável e divertida tanto para leitores antigos quanto para os novos (e espero que estejam também para Dampyr como acontece para quem se aproximou de Tex através de Tex Willer).

O encontro com Kurjak, o tom arrogante e desencantado de um charlatão, a noite ao ar livre esperando os vampiros e depois o confronto com Tesla... é tudo história, mas ao longo do tempo este novo conto acrescenta o sabor do evento de mudança de vida.


Quanto aos desenhos. como já foi dito, estamos na presença de desenhistas muito queridos; temos o retorno após anos de Maurizio Dotti, novamente Majo e a mágica Praga de Luca Rossi é o cenário. Você consegue imaginar algo melhor? Honra em particular a Dotti que depois de anos assume Harlan e companhia... e parece que um dia se passou! Para deleite dos olhos!


Boselli nos alertou para não fazermos comparações... mas como ele nos disse isso significa que talvez valha a pena fazê-lo e fazê-lo de maneira filológica. 


O CONFRONTO ENTRE DAMPYR 1 E DAMPYR 267
Em primeiro lugar, digamos que esta é uma importante reescrita em termos de linhas e enquadramentos. Em primeiro lugar as páginas utilizadas são 35 (da página 60 a página 94) enquanto no número 1 a mesma sequência de eventos ocupa 44 páginas. Justamente, com razão, maior síntese. Faço-o com ironia e sem ser demasiado 'preciso' (ou seja, citando apenas o que me fez pensar ou sorrir e não todas as diferenças).

Alguns diálogos e situações têm algumas variações:

- Yuri: "Fiquem para trás, fiquem para trás. Deixem Harlan trabalhar - Agora: Deixem o grande Dampyr trabalhar" (resumindo, depois de 20 anos, eu diria que adicionar o adjetivo na memória de Harlan é o mínimo!)
- Harlan no número 1 pede perdão à falecida pelo que ele está prestes a fazer enquanto em Dampyr 267 ele faz isso depois de tê-la perfurado com a estaca de madeira.
- Direita ou esquerda? A 'brincadeira' de Harlan com Kurjak termina com um soco que o soldado dá em Harlan, mas em Dampyr 1 é um soco de esquerda, enquanto aqui é de direita. Talvez mais correspondente à verdade, já que Kurjak não é canhoto.
- Kurjak: "Então conte a verdade!" Harlan: "É tudo besteira! Aqui está a verdade. Vampiros não existem! E eu não sou um dampyr! Esta é apenas uma supertição popular [...] Um jeito como qualquer outro de ganhar uns trocados!" 
Agora: Kurjak: "Então, qual é a verdade?" Harlan: "Você não adivinha gênio? Os vampiros são uma mentira... eles assombram nos filmes de Hollywood! E faço o que faço para tirar algum dinheiro de crédulos como você".
- Na manhã após a batalha, Tesla é amarrada fechada na igreja longe da luz, mas em Dampyr 267 ele foi colocada por Harlan em uma espécie de cripta subterrânea. Há, portanto, um local um pouco diferente e acho mais sensato evitar de todas as maneiras a chegada da luz solar direta.
- Mas talvez as diferenças mais significativas sejam encontradas na cena na floresta onde os ex-companheiros de Kurjak e o pobre Yuri são atacados por Gorka e seus mortos-vivos. A cena em Dampyr 1 é de fato uma cena de ação com aspectos de splatter, enquanto aqui testemunhamos toda a amostragem das aparições cheias de ilusões dos mestres da noite combinadas com a capacidade de mudar de forma. Em suma, você pressiona o acelerador do gênero terror. Afinal, quem presenciou essa cena? No máximo, Harlan pode ter tido alguma percepção e visão disso como lemos na página final de Dampyr 267, mas como todas as visões de Harlan, ela terá sido matizada e não precisa. 


Até o próximo número de "As Origens"!
 
 
 
Crítica publicada no site: www.fumettiavventura.it  

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