segunda-feira, 5 de agosto de 2019


Dampyr #232 - A companhia guerreira (Boselli, Rosenzweig) 
Di Michele Garofoli

Com A Companhia Guerreira, primeiro episódio de uma aventura em duas partes, se abre definitivamente o encontro entre a esquadra de Harlan e os Grandes Antigos, antagonistas anunciados da nova e longa saga de Dampyr. Mauro Boselli move a ação para um selvagem mundo remoto, onde reencontramos Asa e Dandy, velhas conhecidas e amantes de Kurjak e do protagonista, que procuram combater as obscuras divindades que ameaçam o Multiverso.
O autor constrói uma história com ritmo sustentado e pontuado por diálogos animados e divertidos, costurada com subtramas de habilidades admiráveis que têm raízes até mesmo nos primeiros números da série, mais uma vez demonstrando uma capacidade planejamento incomum. A aventura, que parece homenagear as novelas de Roberto E. Howard e o histórico primeiro filme dedicado a King Kong, aqui substituído por Cthulhu, coloca sob os holofotes uma grande número de coadjuvantes que atravessaram as páginas da série, entre eles o cavaleiro Savnok e os Príncipes do Inferno, de modo convincente e dando a eles sempre o justo destaque.
Uma prova de grande prestigio foi concedida a Maurizio Rosenzweig nos desenhos, que não sacrifica nunca o seu peculiar estilo, aliás, consegue criar uma série de excelentes páginas que ficam dentro do padrão bonelliano, para depois explodirem na representação das gigantescas e espetaculares figura monstruosas cujo a história é rica. Uma primeira parte muito bem sucedida, que precisa de um profundo conhecimento da série e do seu imenso "cast" para ser apreciada do início ao fim.


Falamos de:
Dampyr #232 - A Companhia Guerreira
Mauro Boselli, Maurizio Rosenzweig
Sergio Bonelli Editore, julho/2019
96 páginas, em preto & branco, 3,90 euro
 

Nenhum comentário: