segunda-feira, 17 de setembro de 2018


Dampyr #222 - (Boselli, Cropera)
por Gianluigi Filipelli
 
 
 
Introduzido no número 192, retorna nas páginas de Dampyr, o incompreendido Aleister Crowley, ligando o seu envolvimento na série com os grandes antigos, criados nas páginas dos contos originais do Ciclo de Cthulu de Howard Philips Lovecraft. Nesta ocasião Mauro Boselli se concentra no falso suicídio que Crowley encenou em setembro de 1930, com a cumplicidade do poeta português Fernando Pessoa, seu amigo e correspondente. Apenas a presença de Pessoa leva ao "O Suicídio de Aleister Crowley", aquele véu de melancolia que enfatiza ainda mais a diabólica dupla natureza satanista.
A explicação de Boselli para o falso suicídio é simples: Crowley tinha a necessidade de realizar o rito que evitaria um novo despertar de Cthulu, como aquele que causou o maremoto de 1795, que destruiu Lisboa.
A estrutura da história, como os leitores de Dampyr já conhecem, constitui-se da reconstrução dos fatos e uma coleção de pistas, tanto pela leitora de tomos empoeirados, no mais clássico estilo aventureiro, ambos com visões místicas do passado. A parte mais ativa é indubitavelmente o terço final, com a missão do grupo guiado por Harlan Draka na ilha onde surge a cidade de R´Lyeh.
Particularmente nesta última parte Michele Cropera dá o melhor de si, mostrando com splash page de clara inspiração em M.C.Escher, a desorientação dos protagonistas, ou a visualização bem sucedida dos monstros lovecraftianos. No geral, o típico mas eficaz mix dampyriano de diferentes inspirações.

Falamos de:
Dampyr #222 - O Suicídio de Aleister Crowley
Mauro Boselli, Michele Cropera
Sergio Bonelli Editore, setembro de 2018
96 páginas, em preto & branco, 3,50 euro 
 
 
 
Publicado originariamente no site: www.lospaziobianco.it 

Nenhum comentário: